Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 14 de julho de 2018

EDUCAÇÃO A GRANDE OBRA DE UM GOVERNO

Evandro J.S. Oliveira













Relendo artigo de Hugo Navarro o Blog Santanópolis:

SEXTA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2014

AS LENDAS

https://ginasiosantanopolis.blogspot.com/search/label/Hugo%20Navarro?updated-max=2014-05-23T11:11:00-03:00&max-results=20&start=35&by-date=false
No seu estilo irônico coloca no devido lugar a “grande obra, aeroporto”.
         É uma necessidade Feira ter um aeroporto? Certamente, mas poderia citar mais de cem obras mais necessárias que a cidade requer, e que não só o governo, também a mídia e a maioria do povo, talvez influenciado, prioriza em detrimento de outras mais importantes.
         Em época de eleição os candidatos reconhecem que a educação é o carro chefe das promessas, mas depois de eleitos não vemos na prática uma atuação que confirme estas promessas, com raras exceções. Nenhuma avenida, viaduto, doando terrenos, concessões tributárias, às indústrias, seguramente importantes, de forma nenhuma beneficiaram mais a região Metropolitana de Feira de Santana do que a UEFS, economicamente, culturalmente, vetor de evolução...
         Há doze anos o Governo Federal criou a segunda Universidade Federal no Estado da Bahia, UFRB. Em 16 de agosto de 2011, é assinado o curso de extensão em Feira de Santana, pela Presidenta Dilma Rousseff.
Conhecia um pouco do assunto e entusiasmado fui assistir apresentação do projeto do “Campus de Feira de Santana” no CDL. Foi relatado que era uma grande obra com a participação Município doando um terreno; Governo Estadual responsável pela estrutura, acesso, energia, comunicação... e o Governo Federal a construção do campus.
A dotação orçamentária, de cerca de quarenta milhões, já aprovada, para iniciar as obras com previsão para 2014. Só que o município não disponibilizou o terreno, nem no fim do Governo de Pimenta nem no de José Ronaldo.
Fui ao “Instituto Pensar Feira”, relatei o problema e imediatamente, foi constituída Comissão composta de Edson Piaggio, Cironaldo Santos, Ruy Caribé, os educadores, Claudemir... Teomar Soledade e o autor desta postagem.
Convidamos o Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif para reunião, prontamente aceitou, vindo com uma equipe da Universidade. Prometemos conseguir doação do terreno com área mínima de 60 hectare (600.000 m2) exigido pelo projeto.
A estratégia usada por nós, além do benefício trazido para a região eles fariam um bom negócio, o terreno restante teria uma grande valorização.
Logo achamos uma área nas imediações da Mantiba, com intenção de doação pela família Emanoel Brito Portugal. A UFRB veio examinar o terreno com sua equipe de engenheiros duas vezes, sendo que a segunda vez acompanhada do Reitor e do Deputado José Neto. A equipe técnica aprovou e foi feito o edital para concorrência, posteriormente descartado. Soubemos que o Estado não teria condições de atender a sua obrigação realizando a estrutura exigida,
O Instituto continuou em busca de doadores, contatamos com: João Durval Carneiro, Ângelo Calmon de Sá. Outras pessoas entraram circuito, sempre havia problemas.
Reuníamos algumas vezes com os diretores do Campus de Feira e víamos o perigo de perdermos essa oportunidade. Citaremos algumas notas
“ Feira de Santana pode perder campus da UFRB; saiba o motivo... E existe a possibilidade de que concorrentes diversos possam participar”, explicou Susana Pimentel.  “Os critérios da universidade priorizarão o município de Feira de Santana. Nós acreditamos que vai haver possíveis doadores, para que Feira de Santana tenha aquilo que ela merece, que é uma grande universidade federal, que atenda tanto Feira quanto os territórios circunvizinhos. Nós não gostaríamos de pensar que Feira pode perder o campus da universidade. Essa é a nossa expectativa”, afirmou.
Preocupados com a situação da UFRB em Feira, representantes da Universidade e do Instituto Pensar Feira se reuniram esta semana para discutir a questão. No encontro, foram sugeridas como possibilidades de avaliação as áreas das fazendas do ex-banqueiro Ângelo Calmon de Sá e do ex-governador João Durval Carneiro.
O professor Evandro Oliveira, que também faz parte do Pensar Feira, afirmou que está existindo uma briga política entre os governos municipal e estadual quanto à implantação da UFRB em Feira.
“É uma pena e aí vai uma crítica: Feira pode estar perdendo o campus da universidade porque há uma briga política entre os governos municipal e estadual, um porque no convênio teria que dar o terreno e o outro teria que dar a estrutura. E eu faço parte de um grupo que conseguiu três terrenos de feirenses, mas o Estado finca o pé por questão de falta de estrutura. ”
Será lançado um novo edital para doação de terreno, onde deverá ser construído o campus
porAcorda Cidade11/09/2015 10:51:35



Finalmente foi lançado edital com dois concorrentes, Ângelo Calmon de Sá e Hildebrando da Silva Pinho, sendo o segundo o vencedor.

Mas, nestes sete anos na demora de arranjar o terreno a UFRB investiu quase um bilhão de reais em os seus campuses. Agora com a eleição não pode ser alocado recurso. Levaremos seis meses no mínimo para obter recursos necessários. Esperamos que com o Prefeito atual, Colbert Martins (MDB), educador, professor da UEFS, seja mais sensível e dê mais importância ao problema. Sendo ele do MDB, sabemos ter acesso ao atual Presidente da República Michel Temer, logicamente o partido ganhou a Prefeitura de uma das maiores cidades do Brasil, poderia, portanto, destinar 5% do que o Governo passado destinou a UFRB, direcionado ao campus de Feira de Santana.
            
Em tempo, é preciso cercar a área doada acima.
            Vamos também lutar pelo aeroporto, no futuro, por enquanto façamos como a cidade de São Paulo, não tendo aeroporto usa o das cidades de Guarulhos e o da cidade de Campinas. Salvador como nós de Feira de Santana, continuaremos a usar o aeroporto da vizinha cidade de Lauro de Freitas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60