Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 27 de julho de 2018

NOTÍCIA FALSA (FACK NEWS)

Evandro J.S. Oliveira

Uma historinha chinesa bem apropriada.
Na China milenar existe um grande respeito aos mais velhos, por este motivo algumas estórias de fundo moral fazem parte da educação.
        Em uma determinada eleição, um jovem candidato a um cargo, recebeu uma carta anônima relatando uma falcatrua do antigo ocupante do cargo pretendido. Em palanque denunciou o acusado pelo delito. Posteriormente escolhido para a mesma posição e examinando mais apuradamente o problema, estupefato, descobriu que era falsa a acusação. Traumatizado foi ao acusado, um ancião, no intuito de pedir perdão e tentar reparar o mal que tinha feito. O ancião disse que estava tudo bem, perdoava o jovem e ele não poderia fazer nada para reduzir o estrago feito na sua credibilidade. O jovem insistiu, queria porque queria fazer algum pela honra do ancião. Este depois de muita insistência resolveu atender ao jovem. Você está disposto a qualquer coisa? O jovem anuiu.
O velho deu uma folha de papel ao jovem e pediu para ele cortar em cem pedaços e espalhar nos quatro cantões da China, o rapaz, apesar de não entender, fez o acordo. Um tempo depois voltou, e contou ter cumprido o prometido, aí o velho disse, agora volte e cate todos os cem pedaços do papel.
A impossibilidade de cumprir a segunda parte do acordo, fez o jovem entender que o estrago era irremediável.
O propósito desta narrativa é para mostrar o problema do Fack News (notícia falsa).
A falta de caráter para quem produz notícia falsa, vem de longas eras. Antigamente e em alguns casos até hoje, a carta anônima, o trote de telefone, o boato boca a boca... falseou a história, destruiu imagens, modificou o mundo etc. Com a tecnologia da informática passou a ser uma praga com males incalculáveis. Interferindo na segurança do mundo nas eleições, vide as americanas; na economia, um fack coloca possibilidade de conversa de duas grandes empresas, a bolsa reage imediatamente; notícia de acusação a um cidadão, e muito mais.
Está havendo uma corrida por parte da justiça mundial, os órgãos de segurança, em busca de antídotos para esta peste.
Mas pequenas, aparentemente, notícias falsas locais, em pequenos grupos, dado aos Faces, Zap e outros, não ficam restritos ao ambiente de um grupo, imediatamente espalha pelo mundo.
Cabe a nós cidadãos fazermos a nossa parte. Não repassar qualquer postagem sem observar, algumas são tão ilógicas que não precisam verificar. Nos casos de dúvida vá ao Google ou E-farsa.
Lembre-se quem repassa Fack News está referendando o conteúdo e passa por ignorante ou maldoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60