Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 24 de julho de 2012

SOBRE O MINISTÉRIO DA ADVERTÊNCIA

Prof. Carlos Pereira Novaes

           Você, leitor, que é um homem inteligente, me ajude a entender uma coisa que eu não consigo atinar, nesta lógica ilógica de nossas autoridades e médicos.
            Um dia desse eu vi um maço de cigarros onde estava escrito que os cigarros, em geral, têm, em, sua composição, quase cinco mil produtos altamente tóxicos em sua composição e que o cigarro, ele, e não os cinco mil produtos tóxicos, é perigoso e pode causar câncer e outros males á saúde do cidadão. È o que estava escrito.
            Bem, indiretamente, eu sou professor de saneamento e em saneamento tem um critério rigoroso que é chamado de “padrões de portabilidade da água”, que são, entre muitas coisas, as dosagens mínimas e as máximas de certas substâncias que a água deve conter, para ser consumida saudavelmente.
            Agora vejam só, as fábricas fazem um cigarro já envenenado, escreve que ele está envenenado, dão para os pobres dos fumantes, que após uns anos, tem câncer, e as autoridades dizem que é o cigarro e não os tóxicos, à causa do câncer.
Se eu tiver errado, me perdoem, mas, nicotina, alcatrão e outras substâncias, do fumo, orgânicas, dão tantos cânceres assim? Será que estes cânceres não estão é sendo causados pelos 5000 produtos químicos tóxicos postos nos cigarros?
Os índios americanos fumavam muito. Eles tinham tantos cânceres assim?
Minha Vó morreu velha, cuspindo, mas foi de morte por velhice e não câncer.
Ou seja, eles colocam quase cinco mil produtos tóxicos no cigarro, e vejam só, com o beneplácito do tal do ministério da advertência, que escreve, por exemplo:
            “O ministério da saúde adverte: fumar causa aborto espontâneo”. Saúde???
            O ministério da saúde adverte? Você não acha que já está na hora de nós, os cidadãos, exigirmos, do tal ministério da advertência, que parem de advertir e exijam das indústrias e dos fabricantes que só fabriquem cigarros orgânicos, ou que, pelo menos, tenham um padrão de consumo para a edição mínima de produtos tóxicos no cigarro, que, a meu ver, deveriam ser proibidos, já que são tóxicos, como eles dizem?
            Você não acha, já que os fabricantes admitem e o governo até corrobora esta estupidez, que seria bom à gente fazer um grande abaixo assinado, começando aqui em Feira de Santana, e ingressar com uma causa, eu não sei nem o termo exato, no Ministério Publico, contra estes fabricantes de cigarros e a união e mandar este tal de ministério da advertência parar de advertir? Que coisa ridícula? Advertir? Só isto?
            Afinal, para que tantas universidades? Você não acha que elas podem ajudar a selecionar um fumo menos prejudicial à saúde? A fazerem cigarros quase inócuos?
Diga-me uma coisa, e você pode fazer esta mesma pergunta para quaisquer pneumologistas: qual é a diferença dos níveis de câncer e outros males, que existem, entre os fumantes citadinos e os campesinos, que só fumam cigarros orgânicos, aliás de péssima qualidade? Você já viu o povo das roças morrerem com tanta freqüência de câncer no pulmão e outras doenças do aparelho respiratório, como nas cidades?  
            Agora, me responda: se a empresa que trata da água que você bebe pusesse cinco mil toxinas na água e ela começasse a causar câncer, será que o ministério da advertência diria “O ministério da saúde adverte: beber água faz mal à saúde?  
            Agora, se eu estiver errado, me perdoem, pois pode ser que é a minha lógica é que está errada. Obrigado pela atenção, mas fica a pergunta: será que é o cigarro o vilão desta tragédia que nos abate ou é a incoerência humana, ávida por dinheiro?

Feira de Santana, 20/ 07/2012. Professor Carlos Pereira de Novaes.
            carlospdenovaes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60