Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 8 de julho de 2012

MAS SERÁ QUE A CAMADA DE OZÔNIO É MESMO NA ESTRATOFERA?

Carlos Pereira Novaes

Bem, quem aqui escreve não é um físico, um especialista neste assunto, mas só um professor atento ao que se passa em sua volta, cheio de bobagens.
            Um dia desse eu estava vendo um noticiário do jornal Noite e Dia sobre a camada de ozônio, por sinal, bem escrito, muito bom, e eu, ao ler o noticiário me perguntei: mas será que esta tal camada de ozônio é mesmo na atmosfera, na estratosfera, sei lá o nome correto? Lá em cima? Mas como?
            Bem, qual é o motivo deste questionamento?
            É por que eu sou professor de hidrologia e em certa parte deste curso, tenho que falar de formação de chuvas, convecção, correntes aéreas, empuxo e outras coisas inerentes aos processos de elevação dos gases mais leves na atmosfera, do seu esfriamento, dos processos adiabáticos e assim vai.
            Bem, o ozônio, pelas enciclopédias dessa vida, é um gás mais denso do que o oxigênio, que o ar, e pelas regras da ciência nunca deveria elevar-se, se movimentar por processos algum na atmosfera e, assim, a camada de ozônio não poderia ser nunca na estratosfera, onde se acumulam pela própria ciência, os gases mais leves, como o hidrogênio e conseqüentemente a camada deste gás deveria ser aos nossos pés, pela lógica da ciência, e não na atmosfera.  
            Mas por que isto? É por que este professor, me desculpe o termo chulo, já está de saco cheio de ver tantas besteiras nos livros e nossas universidades nem se importam, não dizem nada, tudo calado.
            Mas será que o ozônio é um gás instável, variável?
            Como é que a gente pode falar de processos de formação de chuvas e de outros assuntos afins com uma besteira dessas num jornal, nos livros?
            Ora, se este gás tem propriedades ambivalentes ou qualquer nome que o qualifique, os nosso doutores deveriam corrigir estas enciclopédias da vida, até para evitar micos injustificados e conflituosos.
            Se o ozônio é um gás mais denso que o ar é impossível a camada ser lá em cima na atmosfera, mas se isto é correto é porque ele é mais leve que o ar.
            Corrijam por favor esta falha. A educação em geral agradece.


Feira de Santana, 08/ 07/2012. Carlos Pereira de Novaes. Professor da UEFS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60