Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O FUTURO DO POVO


Fatos ocorridos nas comemorações do “Dois de Julho”, em Salvador, revelaram que a paciência do povo está chegando ao limite. É que houve mais brigas do que na Guerra da Independência, contando com a preciosa ajuda de heroínas, que provavelmente correram mais riscos do que Maria Quitéria ao supostamente enfrentar portugueses em batalhas até hoje lembradas por “brasileiros corações” como está no hino de Ladislau dos Santos Titara e José dos Santos Barreto, que tem a virtude de ser curto, pelo menos na versão moderna, o que o livra da pecha de acaba festa e desmancha prazeres como tantos outros que rolam por este vasto mundo sem que ninguém tome providências. O perigo de graves violências e de cadeia foi evidente, o que não é pequeno desconforto para quem está lutando por  seus direitos.
Há coisas sobre as quais somente o passar do tempo poderá trazer luz e concretos esclarecimentos, muitas delas ainda envolvidas em nuvens de dúvidas, incertezas e mistérios. Mas, sabe-se, unindo pontas de informações, que surgem de fontes diversas, às vezes até divergentes, pode-se chegar a conclusões  extraordinárias.
Há vagas notícias a respeito de certa reunião, faz tempo, sem grande publicidade, fechada em torno de seus reais propósitos, em São Paulo, em que plano teria sido estabelecido para  o domínio político da América do Sul, no mínimo por mil anos, fazendo lembrar o reich de Hitler,  com o uso de rótulos e medidas do agrado do povo e a repulsa popular contra os Estados Unidos e contra o capitalismo   há muito plantada e intensamente trabalhada pela esquerda. O modelo estava  estabelecido em Cuba.  Havia, para explorar de forma prática e eficiente, a fome, as diferenças raciais, a miséria, o analfabetismo, os povos indígenas, e, em geral, as estruturas mambembes da democracia nas repúblicas sul-americanas.
O plano a princípio deu certo. Na Venezuela, na Bolívia, na Argentina e no Brasil tudo corria bem. A chamada ditadura de partido e a criação de algumas figuras messianicas estavam em andamento. Salvadores surgiram do nada e sonoros rótulos foram criados como o do movimento bolivariano. Os criadores dessa “nova ordem”, sonhando com o partido único, entretanto,  deslumbrados com os atraentes antolhos da dominação política, do mando sem limites,  minados pela bajulação e  apoiados pelos políticos, que apenas querem o poder, atraídos como insetos por monte de lixo, não viram a verdadeira face do mundo, ou não lhe deram a necessária importância, certos de que tudo poderiam resolver quando chegasse a hora.
Não deram a devida importância aos fatores econômicos. Os países são interdependentes e as recentes crises econômicas, com a quebradeira dos EE.UU, da Europa, e  a voracidade de países asiáticos, que também passam seus apertos, estão a restringir e a eliminar marcados importantes, de modo que o plano empacou, em parte, diante das dificuldades atuais do comércio internacional e de um fator que não foi previsto, o da reação do povo, que na verdade sempre esteve à margem dos  criadores da “nova ordem” e tratado como rebanho que se conquista com pouco.
Quando posto  em execução, o plano levou o povo a pensar que havia, finalmente,  chegado ao poder. Houve euforia. Alcançava, finalmente, o domínio de seu próprio destino. Agora, quem ingenuamente acreditou, está descobrindo que vem sendo manipulado e usado e que o sistema é de domínio de grupo, em que todos são chamados, mas poucos são os escolhidos, apenas os de puro sangue. Os protestos do “Dois de Julho” são pequena parte desse desencanto, que é do país inteiro, mas poderá, nas eleições de outubro, começar a decidir sobre o futuro do nosso povo.
 Hugo Navarro da Silva - Santanopolitano, foi aluno e professor do Colégio Santanópolis. Advogado, jornalista escreve para o "Jornal Folha do Norte". Gentilmente, a nosso pedido, envia semanalmente a matéria produzida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60