Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 27 de junho de 2012

MAS SERÁ QUE A LUA RODA GIRA EM TORNO DE SI?

 Opinião pessoal do Prof. Novaes, sobre os movimentos lunares, que,  segundo ele,  " como muita coisa que penso, vai de contra à ciência".

Dizem que a lua tem um lado oculto que ninguém consegue observar, é porque a lua tem uma rotação síncrona com a terra, como, aliás, aparece, na figura abaixo, copiada do livro Astronomia, na página 98, também abaixo, que tem a seguinte explicação: a lua não apresenta a sua face oculta é porque ela tem um movimento síncrono com a terra e isto está nos livros. Será mesmo?


 














Figura 1 Livro e cópia da explicação para o fenômeno.

Carlos Pereira de Novaes
A pergunta é: será que tudo que está no espaço sideral gira em torno de si mesmo, como a terra em relação a si mesma? Tem movimento rotacional?
A terra, como já é sabido, tem um movimento de translação, em volta do sol, que leva 365 dias, e um movimento de rotação, em torno de si mesma, que aliás, cria os dias e as noites. Ou seja, ela gira em torno de si.  Aqui é claro.
E a lua? Será que ela gira em torno de si? Ora, se não aparece a face oculta da lua em nenhum lugar de nosso planeta, aliás, como mostra a figura à esquerda, extraída do livro acima, é porque a lua não gira, não é?
Que tal de movimento de rotação síncrona é este? Isto não está dúbio?
Pois é! Durma com um barulho desses! A lua gira ou não gira?
 Porreta! Garanto que você não tinha notado este detalhe, mas eu acho que a lua não gira em torno de si coisa nenhuma, ela só tem é um movimento de translação em volta da terra, aliás, como se observa na figura à esquerda, que no livro acima é mais claro ainda. Ou seja, a lua só translada e só. O outro movimento é junto com a terra em torno do sol. Aliás, se ela tivesse qualquer tipo de rotação, qualquer um, em algum lugar se veria seu lado oculto, não é?

Feira de Santana, 26 de Junho de 2012.

Professor Carlos Pereira de Novaes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60