Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A CANDIDATURA DO PROFESSOR


Teve repercussão favorável, na opinião pública, a indicação do profº. Luciano Ribeiro, pelo PMDB, para compor a chapa majoritária encabeçada por José Ronaldo de Carvalho, do DEM, para a disputa municipal de outubro. Havia outros nomes cogitados e fortes, como o do empresário Wilson Pereira, que abriram mão da disputa.
O professor escolhido, de vida inatacável, vinha de vinte anos de afastamento das lides eleitorais, o que se  nada lhe acrescenta, não lhe diminui méritos amplamente reconhecidos e proclamados.
Há, entretanto, quem pretenda enxergar, no lançamento de sua candidatura, que não encontra nem entraves, nem contestações, forte influência da Igreja Católica, preocupada, segundo afirmam  analistas políticos, com o crescimento dos evangélicos no governo de Tarcísio Pimenta. Não vamos chegar a extemos. É possível que a candidatura do professor tenha despertado simpatias no seio de parte da população, movida por sentimentos religiosos, mas haveremos de concordar que no mundo político, pelo menos entre nós, formado de crentes e hereges, a religião, graças a Deus, não tem mais a influência de que já desfrutou em outras eras, quando toda família sonhava ter pelo menos um filho padre, porque assim lhe garantia, além de salvação certa e o respeito de todos, pelo menos tranquila prebenda vitalícia quando não  polpudos cargos correspondentes, nos dias de hoje, mais ou menos, ao de ministro  da República.
 As prerrogativas dos sacerdotes católicos, que sobreviveram durante curto tempo ao regime republicano, tiveram fim  com a laicização do Estado brasileiro, inicialmente instituída pelo famoso Decreto nº. 119-A, de janeiro de 1890, que extinguiu o padroado “com todas as suas instituições, recursos e prerrogativas” dando,  aos “indivíduos, igrejas, associações e institutos” o pleno direito à liberdade de culto. A regra passa a fazer parte de todas as normas constitucionais brasileiras a partir do Decreto nº. 510 de junho de 1890  que estabeleceu, para o governo, apenas por um ano, a obrigação de prover à côngrua (pensão paga aos padres), manter os serventuários do culto e subvencionar as cadeiras dos seminários.  
A Igreja Católica, que a princípio teria recebido, com indignação, as novas regras da nascente República, chegando a mover ódio e ferrenha  campanha contra um dos apontados autores do Decreto nº. 119-A, o baiano Rui Barbosa, reconheceu, com o passar do tempo, que as mudanças lhe foram benéficas porque livrou-a da má  influência dos governos e das matrocas da política.
“A religião, conjunto de providências para a vida do aquém e do além, utilizando-se de meios sobrenaturais”, no dizer de Preuss, tem existido em todos os estágios da vida humana. Diante da religião o homem pode escapar para caminho fácil, evitando pensar no que estaria  a fazer, no Planeta, além de comer, dormir, trabalhar e pagar impostos, esperando a grande recompensa final da vida eterna livre de custos e preocupações, sem imaginar o tamanho da insuportável chatice a que  a santa eternidade poderia levar o indivíduo, sem possibilidade de fuga. Felizmente não há, entre nós, o perigo de guerra santa, que em todos os tempos sempre significou, como ainda significa, matar o próximo em nome de Deus, mostrando serviço para adquirir, com facilidade, as chaves do Paraiso.
Não queremos presenciar, neste Município,  brigas e ódios por interesses políticos travestidos de motivações religiosas. Não há lugar para tais retrocessos. Saladinos e Ricardos Coração de Leão, a cortar cabeças em defesa da fé, e lutas entre católicos e protestantes são coisas da História e da lenda.
O que há de real e verdadeiro é o futuro de nossa Terra, o seu governo, a necessidade de progredir  e de conquistar, de melhorar as condições de vida do povo. 
Hugo Navarro da Silva - Santanopolitano, foi aluno e professor do Colégio Santanópolis. Advogado, jornalista escreve para o "Jornal Folha do Norte". Gentilmente, a nosso pedido, envia semanalmente a matéria produzida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60