Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 19 de junho de 2012

ANTÔNIO ANTUNES DO SANTOS

Nasceu na cidade de Recife/Pe, no dia 15 de agosto de 1920.
Era conhecido como “Sargento Aranha”, embora tivesse conquistado a patente de 1° Tenente. Foi Comandante da P.E. em Salvador, Comandante do Tiro de Guerra cm Feira de Santana, Professor de Educação Física no Colégio Santanópolis, lutador dc boxe. o qual levou o nome de “Aranha Negra”.
Entrou na vida pública como vereador em Feira dc Santana, sendo o 1º militár a ingressar na política, na eleição de 1963, no governo de Francisdo Pinto. Foi substituído pelo suplente, José Ferreira Pinto, por várias vezes, como também assumiu em algumas ocasiões como suplente. Em 1970, foi eleito, mas renunciou antes da diplomação, sendo substituído por Nilton Bellas Vieira.
Foi diretor e proprietário da Escola Beneficente Liberdade Cristã.
Era uma figura extraordinária. De estatura alta, de rompleição avantajada e tinha um vozeirão, que dispensava microfone. Organizava os desfiles de 2 de Julho e 7 de Setembro. Tinha o prazer de abrir o cortejo, com as suas passadas firmes e o peito ereto ao cantar o Hino Nacional, numa verdadeira adoração à Pátria. Era um militar apaixonado pelo Exército, a ponto de instituir em suas escolas o fardamento: calça verde, camisa amarela e bibico verde na cabeça, não só na escola aqui em Feira, mas em Guaribas, Terra Dura e Conceição de Jacuípe.
Era respeitado e ao mesmo tempo temido entre os seus subordinados e alunos, sua autoridade provinha do compromisso que tinha a seu país e à Corporação à qual pertencia
 o Exército Brasileiro.
Muitos “causos” são contados em torno das suas façanhas, mas deixou a marca do trabalho duro, exigente e responsável.
Foi casado com a Srª Irene Gomes Antunes com a qual teve os filhos: Lídice Antunes, Jorge Antunes, Armênia Antunes, Brasil Antunes e Brasília Antunes.
Faleceu no dia 15 de agosto de 1972, justamente no dia dedicado a Caxias.

Fonte: "INQUILINOS DA CASA DA CIDADANIA" - Oliveira, Lélia Vitror Fernandes de

5 comentários:

  1. Quero saber cade a segunda família do meu pai com Margarida Cerqueira da Cruz , minha mãe ? Eu sou Ana Antunes dos Santos , um dos seus 11 filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana:
      Como vc viu no texto, abaixo em letras azuis, colocamos a fonte da biografia dele. Só a autora e historiadora Lèlia Vitor Fernandes, poderá acrescentar em futuras publicações o assunto.
      O Blog Santanópolis, agradece sua visita.

      Excluir
  2. Idem resposta anterior, aconselho entrar em contato com a historiadora, autora do livro, que usamos como fonte. Mas o seu comentário foi publicado, só não podemos usar no texto, alterando a bigrafia da autora.

    ResponderExcluir
  3. Relendo seu comentário, detectei um engano seu. O Colégio Santanópolis, no qual Antonio Antunes foi professor de educação física, foi em Feira de Santana, anterior à cidade de Santanópolis, onde seus irmãos citados, devem ter estudados.

    ResponderExcluir
  4. Gostava muito de seu pai, foi meu sargento no Tiro de guerra, quando prestei serviço militar. Na verdade só conheci Lídice de seus irmãos, ela foi professora no Assis quando minha irmã foi diretora. De qualquer forma. mande um e-mail de dados biográficos, com o nome de todos os seus irmãos para meu e-mail, oevandro@uol.com.br, com mais dados que vc possui e colocarei no Blog em forma de texto.

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60