Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

PERFIL DE WALTER DIAS DE OLIVEIRA



WALTER DIAS DE OLIVEIRA (In memoriam) - 1993/1994: Nasceu na Fazenda Serrote, em Castro Alves/BA no dia 18 de maio de 1924. Filho de Diomar Dias de Oliveira.

Na juventude aprendeu a arte de alfaiate e trabalhou em diversas cidades do interior da Bahia.

Transferiu-se para o Rio de janeiro, juntamente com um mano, passando por um período de 7 anos e lá teve a oportunidade de fundar a “Ação Castro Alves”, com a finalidade criar a estátua do poeta baiano Castro Alves, que foi confeccionada na Itália.

No Rio de janeiro foi caixeiro de botequim e trabalhou na Associação Atlética do Banco do Brasil e teve a oportunidade de estudar o curso ginasial, no Ateneu Pedro II.

Como nos romances machadianos ficou noivo por carta com a Srta Adalzira Célida Dias de Oliveira, que se conheceram quando ela tinha 14 anos, com a qual se casara primeiras núpcias, mas não tiveram filhos, convivendo com ela por 60 anos. Ficando viúvo casou-se segundas núpcias com a Sra Neide Maria Almeida Pinheiro, em 2011 que o consolou e viveu um amor perene.

Chegou a Feira de Santana, em 1955, concluindo o curso de ginásio no Colégio Santanópolis[1] como Inspetor de Seguros, trabalhando até 1964, quase 10 anos. Logo após tornou se Corretor de Seguros por muitos anos.

Iniciado na Maçonaria em 1953, na Loja Maçónica Aliança Universal de São Félix/BA e em Feira de Santana, filiado à Loja Maçónica Luz e Fraternidade, em 1958, onde exerceu todos os cargos menos venerável; membro do Rotary Club Feira Leste, desde 1984, quando foi Presidente no ano rotário de 1993/1994, como também passou por todos os departamentos do Club.

Na sua gestão fez a indicação de 10 companheiros Paul Harris. Participou de três Convenções Internacionais nos seguintes países: Orlando/Estados Unidos; Nice/França; Calgarv/Canadá e percorreu mais 13 países da Europa; sugeriu a criação do monumento da Cidade Nova; organizou dois Congressos.

Tinha a satisfação de dizer que neste período teve 100% de frequência às reuniões plenárias, recebendo como prémio o PIN.

Na Maçonaria foi o fundador da Loja de Perfeição, na cidade de Senhor do Bonfim/BA, outra em Nazaré/BA e em Santo Antônio de Jesus/BA, fundou a Loja Capitular do Conselho

de Cavaleiros Kadosch; em Amélia Rodrigues/BA criou a Loja Maçónica Luz do Recôncavo e de outras Lojas em Feira de Santana.

Juntamente com o Sr. Elísio da Rocha Dórea fundou o Lar do Irmão Velho, uma instituição que abriga pessoas idosas.

Recebeu mais de duas dezenas de homenagens, sendo a que mais se destaca foi a de Grau de Comendador da Legião do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, em 2013; Ordenação de Mérito Maçónico 2 de julho da Grande Loja Maçónica do Estado da Bahia o Grau de Dignidade, em 2016; Título de Cidadão Feirense da Câmara Municipal de Feira de Santana, em 20 de outubro de 2000.

Publicou os seguintes livros: A Maçonaria e seus Conceitos, publicado pela Editora Trolha, 1999, considerado o livro do mês e Experiências de uma Vida, em 2016.

Viajou por todo o Brasil com exceção dos estados do Piauí, Maranhão e Mato Grosso.

Foi um leitor compulsivo leu mais de 200 livros do seu acervo, mas hoje se limita ao computador.



[1] N.B. Curso  Supletivo, o primeiro deste formato no Norte e Nordeste, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação com Menção Honrosa. Nós Santanopolitanos, nos orgulhamos muito na criação deste curso. 

Fonte: Lélia Vitor Fernandes de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60