Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

PERFIL DE EXPEDITO FERNANDO SANTOS

 

   EXPEDITO FERNANDO SANTOS FREIRE - Nasceu em Tobias Barreto/SK, no dia 21 de maio de 1938. Filho de Carlos Freire de Siqueira e lida Santos.

    Sua infância e adolescência foram marcadas por mudanças de domicílios, em diversas cidades da Bahia, devido à atividade profissional do seu pai. Em 1950, residiu no município de Itabuna, mais adiante, no ano seguinte, transferiu-se para Salvador, devido a sua mãe haver instalado um pensionato, para estudantes de cursos universitários, originários do interior da Bahia, onde ele concluiu o curso primário no Colégio São Salvador. De 1951/1952, passou a residir com a família na cidade de Euclides da Cunha, onde seu pai gerenciava a Indústria de CAI Sublime Ltda., cujo sócio majoritário, era casado com sua tia, Maria Iza Cardoso dos Santos.

   Nos anos de 1953/54, a convite de sua tia, passou a residir com ela, nesta cidade de Feira de Santana, a fim de continuar os seus estudos, onde prestou Exame de Admissão. Cursou o Ginasial e Administração de Empresas, em nível Médio, no turno noturno, no Colégio Santanópolis, pois trabalhava em Escritório de Contabilidade.

    No ano de 1957, prestou concurso e foi admitido, inicialmente como auxiliar de escriturário no Banco Económico da Bahia S/A, tendo posteriormente desempenhado as funções de Contador (Gerente Administrativo) e Subgerente da agência, onde trabalhou até 1969, tendo na ocasião pedido demissão, em virtude de haver recebido convite da Diretória da Telefeira S.A., iniciando a atividade no cargo de Gerente Comercial, em 01 de abril de 1969. Nessa ocasião, sua família já estava residindo nesta cidade.

   Em 1976, o Ministério das Comunicações, encampou todo o acervo dos Telefones de Feira S/A —Telefeira, transferindo, para as Telecomunicações da Bahia S/A, Telebahia, Ativo e Passivo, inclusive assumindo todo o Quadro de Pessoal técnico e administrativo.

    Nesse mesmo ano, a UEFS, oferecia seu primeiro vestibular para os diversos cursos acadêmicos, tendo optado pelo Curso de Administração de Empresa, obtendo aprovação e concluindo o curso em 1980, sendo essa, a primeira turma a ser diplomada.

    Em 1977, solicita demissão da Telebahia e passa a ser sócio do seu pai, na Indústria de Ciai Bahia Ltda., com sede nesta cidade, fornecendo cal hidratada, para Indústrias Açucareiras e Petrobrás.

     Posteriormente, registra a empresa Indústria de Tintas Ipanema Ltda., cujo objeto social, era fabricação de tintas em pó solúvel, porém o negócio não correspondeu às expectativas, havendo desistência da empreitada, em 1988.

   No ano de 1985, no governo de Dr. João Durval Carneiro, foi admitido como Analista Técnico da SUDIC (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), da Secretaria de Desenvolvimento Económico do Estado da Bahia, tendo também, exercido as funções de vogal ou julgador de processos administrativos/empresariais da jUCKB (junta Comercial do Estada da Bahia) nesta cidade, por Portaria da SUD1C colocando o à disposição daquela Autarquia.

    Nos anos 80, destacou-se em diversas atividades Presidência do Clube de Campo Cajueiro-1984; Presidência do Rotary Club Feira Leste-1985/1986; Secretário Municipal de Cultura Esporte e Lazer, da Prefeitura de Feira de Santana, substituindo o Vereador Alcione Cedraz, de julho a dezembro de 2004, no Governo do Prefeito José Ronaldo de Carvalho; em 1° de janeiro de 2005, foi nomeado Chefe de Gabinete- da Secretario de Desenvolvimento Económico c Trabalho, no Governo do Prefeito José Ronaldo de Carvalho 2005/2008; Presidente do Clube de Campo Cajueiro-2004/2005.

   E casado com a Professora Célia Maria Silva Santos Freire. E pai de Alexandre Silva Freire, Rômulo Silva Freire e Vivianne Fernanda Z. Silva Freire.

    Recebeu o Título de Cidadão Feirense, pela Câmara Municipal de Feira de Santana. Fim 2004, aposentou-se e passou a ocupar o seu tempo, fazendo Projetos Econômicos Financeiros, para financiamento bancário e Consultoria Económica e Financeira para pequenas e médias empresas.

    Hoje, divide seu tempo com leitura, e no seu notebook, com rede social da internet, como face book, etc. jornais e revistas digitais, cinema: Netflix, Telecine e viagens. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60