Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

QUERELAS LITERÁRIAS DE ANTIGAMENTE VII.

   ERROS E QUEDAS


Este foi o último artigo do sr. Werdeval Pitanga na briga com o sr. Aluizio Resende, no jornal "A Flor" de 1921. Como dissemos na última etapa da série, só temos o artigo inicial de Aluizio, ele passou a escrever pelo  jornal "O Prelio". Finalizando a série "Querelas de Antigamente", teremos o artigo final do sr. José Ribeiro Falcão, um dos atingidos pelo Aluizio. Aguardem brevemente..


Resgatando a simples promessa por mim contrahida em o numero anterior d' “A Flor”, eís-me aqui, ante a incomparável gentileza do povo da Feira de Sant’Anna, novamente, esclarecendo a razão, apregoando a verdade e deffendendo os meus lhanos rabiscos dos projécteis intoleráveis lançados pelo morteiro carcomido da embustice do sr. Aíuizio.
Destituído sempre da pretenção de mestre, ainda affirmo não ser o novo sábio sr. Aíuizio o mentor que ambiciono ou o preceptor das minhas guratujas tão humildes como o seu autor, posto que os seus erros attingem a um numero elevadíssimo.
E como na edição anterior deste sympathico jornalzinho não houvesse espaço para a citação das suas dezenas de incorreções (IMPERDOAVEIS PARA UM CRITICO) o faço hoje, embora de, má vontade, pois o sr. Áluízío é indigno da menor attenção de quem quer que seja; e dahi, presumo a verdade do antigo adagio: “quem com porcos se mistura...”
Emfim, não volvo-me a elle e sim ao pu­blico feirense.
Depois de folhear as minhas pequenas producções anteriores, o sr. Aluizio, faiscando os raios da sua elucidativa sabedoria, ampliando muito mal o seu pouco talento, conseguiu aquilatar oito erros apenas, dos quaes somente dois elle puderá provar, porque os outros, foi guiado por mestres de valor, que os escrevi.
Começando pelo “O Prélio”, ainda encon­trei nas suas mal elaboradas colunnas mais de VINTE erros, entre os quaes salientam-se os seguintes:
«Cataclísrna – desconpustura – enemitavel - as nuvens tem cabelos – l’ast - Fradi que Men­des - bana-es – auxilio – escelente – otrocatintas - escripto-ha – Atmeida - diser — prefessor – quanda – illustre – desmeunte – Garret - escrevi – catitú - resio—outren - etc.
Estaria certo se o presumido sábio tivesse graphado:  ,
Cataclismo – descompostura – inimitável - as nuvens TEEM (ou têm) cabellos - L’ART - Fradique Mendes – banaes – auxilio – excelentes - o trocatíntas – escrito – Almeida – dizer - preofessor – quando – ilustre – desmente – Garrett – escreve – caititú - resto - outrem – deste - etc etc.
Que vergonha ! VINTE E TREZ erros em tão poucas linhas!
Franqueza: julgava que as orelhas do ethe-romaníaco aluizio fossem um pouquinho me­nores...
Depois, censurou-me elle por haver escripto eu: “de um passado feliz que já se foi”.
Então, segundo o seu desvairado pensa­mento, o grande Guerra Junqueiro errou quan­do escreveu “triste como a tristeza oceanica do mar”.
Se o celebre Aíuizio lêr Ruy Barboza - o ex­traordinário mestre - o emendará em “fran­queza franca”, “verdade verdadeira” e tantas outras phrases idênticas a estas, que estão claras nas suas deliciosas obras literárias.
Ora !... bolas para o sr. Aluizio! Conven­ça-se elle do seu nada em literatura e vá ver­gar a farda para obter, no minimo, disciplina e educação.
Admiítindo a phonetica, muito inconscientetemente, tem elle contribuído para uma enor­me e confusa miscelânea nas suas producções.
Em o primeiro numero d' “A Flor”, teve o aíuizio a immensa felicidade de rabiscar o ar­tigo redaccional, embora o coroasse com os louros de 19 erros.
Eíl-os:
Intellectual, vemos-la, hediondo, nesessario, ajudarnos, auriolar, occuparmos, bossalidade, assando e assunptos, interessar-mos, cinema-tographicos, litteraria, ellas, etc.: em vez de intelectual, vemo-la, edíondo, necessário, ajudar-nos, aureolar, ocuparmos, boçalidade, as­sunto, interessarmos, cinematográficos, literá­ria, elas, etc.
No fim do segundo periodo está “os miasmas que rescendem”. Rescender é exalar cheiro agradavel; logo, miasmas não rescendem.
Analise-se agora o periodo “dedicar-nos-emos puramente a litteratura e a todos as demais questões que a ela se prendem”! É de mestre!
Agora, vejamos as suas Cartas de Pariz, assignadas com o pseudonymo Paulo Mário, também vasadas em estylo phonetico.
Lendo-se do principio ao fim acha-se facilmen­te as seguintes incorrecções: “edeficio, experi­mentado, escelente, constantimente, madmoiselle, sentmdo-me ját escelente (outra vez), esportarem, stasiados, e no meio este irrisorio trecho: “onde se encontram os melhores e mais opulentos téatros que se podem imaginar, os quaes, são visitados pelos elencos artísticos mais celebres do mundo, que neles se exibirem com grande e estrondoso êxito.”
Numa ligeira borradéla que fizera elle sobre Lady Priscilla Dean, nota-se ainda - cizento, enanto, seside, Priscila, ella, daquelle, collo, aquelle, recibi, escelente, esplicações, ctc.
Diz também: “Palestramos muito, muito, com se já nos houvemmos conhecido de longas datas.”
Classifica a Priscila de ingénua e depois, no “Eles e elas” de debochada!
Só de um aluizio...
Estão ahi mencionados, portanto,


notados por mim, QUE NADA SEI, em quatro artiguetes do sr. Aluizio.
Annotando, pois, tão elevado numero de erros, viso-os apenas como o documento bási­co da minha insubmissão ao sr. Aluizio, visto que um mestre não pode errar tanto.
Sei que erro, erro muito mesmo, e é porisso que desejo um mestre que erre pouco .
E para terminar, digo apenas que se o cas­murro aluizio tornar com as suas imprudências gratuitas, brevemente eu apresentarei ao povo feirense, como despedida desta simples pole­mica literaria, um breve artiguete aonde reve­larei o passado, o presente e o futuro do tão Opulento mestre.
Werdeval Pitanga
Feira, 28 de Setembro de 1921

Este texto é um Facsimile do jornal "A FLÔR" edção nº24 de 2 de outubro de 1921. pag. 2,3


Querendo só ver a série das Querelas, acompanhe o passa a passo:
1. ao lado direito do Blog na 1ª página, veja em MARCADORES e clique com o mouse em Querelas;
2. aparecera todos os textos, está por ordem cronológica, interessante começar por Querelas I.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60