Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

QUERELAS LITERÁRIAS DE ANTIGAMENTE VI.



Martiniano Carneiro entra nas "QUERELAS" com o artigo abaixo.

CONTENDAS E CONTEDORES

Na verdade não podia eu encontrar uma ocasião que me fosse maís propicia mais favoravel, para então mais facilmente expor o meu vão e humilde juiso que faço sobre as contendas e os seus contendores.
Embora com muito pouco saber, sem a me­nor intuição das cousas, muito intrusamente procurei ás cegas bispar alguns pontos que me fossem permitidos dizer relativamente às po­lemicas.
E quasi que a proposito disto surgio agora uma contenda entre os dois Jovens, Aluizio e Werdeval; e realmente é para me fazer pensar que foi a proposito mesmo, tal coincidência.
As contendas que não passam de ideias oppostas entre duas ou mais pessoas, como sempre, quasi que são intermináveis; e mui­to principalmente quando nos espíritos dos contendores reina a preterição de não serem vencidos ou derribados.
Bem poucas vezes, casoalmente, entre os muitos contendores se encontra um só, que então, deante da verdade, da justiça, ou da ra­zão, se emmudeça e se convença de que errou, de que atirou apodos a esmo.
Geralmente não é muito fácil um destes en­contros visto que hoje muito resumido é o numero destes observadores, do direito; os refractários, os inconscientes, os casmurros, com a banal intenção de dominarem a tudo e a to­dos, julgam talvez que só elles, são justiceiros, sábios, ínfalliveis, puros, applicados; que final­mente, só elles sabem definir tudo de uma maneira exacta e precisa.
E porisso, sem o menor receio ou remorso lançam ás columnas dos jornaes as suas criti­cas horripilantes, indignas até duma convivên­cia já civilisada, sem terem talvez base daquillo que quiz ou quer criticar.
Qualquer pessoa, que como eu estiver bem conhecedora da contenda Aluizio-Werdeval, certamente, não duvidará que esta é uma das taes intermináveis; pois, muito intuitivo está, que Werdeval não se entrega e Aluizio mui­to especialmente. Não deve também ignorar que o collega Aluizio, já ha muito tempo, sem fazer questão de ter ou não razão ou motivo, interessadamente, vem procurando, como talvez se procura uma agulha, uma pessoa que lhe dê attenção ás suas criticas inconscientes e injustas; tão provável isto, que muitas dellas o collega só teve o prazer de vel-as na sua pasta.
Envolto em uma esperança duvidosa de ob­ter uma replica para então polemicar e bazofiar que era uma das suas maiores ambições, já bastante acabrunhado, julgando-se talvez esquecido por todos que elle criticava, creio também, o collega Aluizio pelas columnas des­te jornalzinho, immerecidamente, lançou um artigo intitulado Ondas, com o intuito de desfazer o Werdeval e outro collega (José Ri­beiro Falcão ) que em dias passados tinha es­treado a sua collaboração, também, neste jornalzinho.
Foi realmente um prazer indizível que lhe deu este ultimo arremesso critico.
Werdeval lhe respondeu; e então já teria Aluizio gosado tal satisfação neste mundo?...
Afinal, não era censurável que o collega continuasse a discutir; mas, se nos seus arti­gos, se encontrasse em vez de escarneo e ironia reles, as provas justificáveis da sua defesa ou então, da sua critica.
Não queira zangar-se o collega Aluizio, porem, o que eu posso unicamente deduzir do seu artigo, - Pernóstico e Embusteiro, em res­posta ao de Werdeval, - Tarouquices de um critico, é o seguínte: vendo-se o collega prestes a sucumbir em um naufragio, sem ter o me­nor. indicio ou esperança de salvação, recorreu ao único meio que podia existir alli, embora com todo perigo, afim de salvar-se.
Quero dizer; embora com a detestável apre­ciação do publico,o collega afim de esquivar-se do grande certamen em que se meteu recorreu à forma repugnante de se polemicar, con­forme foi a sua.
Eis os motivos, collega Aluizio, porque para mim você não passa de um critico casmurro, inconsciente e refractarío.
Casmurro - porqne não se convence deante da verdade; bem como a forma JOVEN, (cer­tíssima), em vez de JOVEM.
Inconsciente - porque procura desfazer o que não conhece; por exemplo, a sua contra­dição com esta mesma palavra JOVEN.
Refractario - porque desobedece áquelles que exercem forças sobre você.
Portanto, melhor seria se o collega demorasse mais um certo tempo colhendo mais conhecimentos, não obstante já ter algum, para então, quando houvesse necessidade e ca­bimento fazer as suas criticas; assim mesmo, com uma forma mais aproveitável ou agradavel, para não se ver tambem obrigado a utillsar-se do referido meio único.
Quanto ao collega Werdeval, eu aconselho que se conserve sempre assim: diplomata e benévolo para com o seu adversário; embora que no seu ultimo artigo, - Machiavelismo de um novo ícaro - taxasse o collega Aluizio de bifron, etc.
Quanto a mim, creio que o collega não per­derá talvez o seu precioso tempo em dar-me attenção; e se resolver a isto só imploro ao collega, a fineza de poupar-me um pouco di­zendo exclusivamente aquillo que eu merecer.
Com respeito ás suas rigorosas correções de linguagem, eu ficarei um pouco descabriado, não há dúvida; mas, aceita-la-eis agradecido, se realmente estiverem analogas aos dos mestres; pois, ninguém mais do que eu precisa, absoiutamente, de mestres.
MARTINIANO CARNEIRO
Feira, Setembro de 1921
Notas do Blog: 1) os erros por acaso encontrados, são do português da época ou da tipografia. 

2) este texto é um Facsimile do jornal "A FLÔR" edção nº24 de 2 de outubro de 1921. pag. 1,3

Querendo só ver a série das Querelas, acompanhe o passa a passo:
1. ao lado direito do Blog na 1ª página, veja em MARCADORES e clique com o mouse em Querelas;
2. aparecera todos os textos, está por ordem cronológica, interessante começar por Querelas I.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60