Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

PERFIL DE OUTRAN SAMPAIO BORGES

Outran Sampaio Borges

Nasceu em Baixa Grande, Bahia, no dia 06 de fevereiro de 1949. Filho de Gerson Miranda Borges e D. Aidê Sampaio Borges.
Em 1953, passou a residir em Feira de San­tana, onde cursou o primário, na Escola D. Pedro II, da Profª Elizete Pinto Costa, concluindo-o na Escola N.S. das Graças, com a Profª Zenaide Figueiredo, ambas no bairro da Kalilândia, onde viveu a infância e parte da adolescência. Ingressou no Ginásio Santanópolis, onde estudou por dois anos, tendo concluído o curso gina­sial no Colégio Estadual de Feira de Santana, em 1965.
Ingressou na Faculdade de Medicina da UFBA, em 1969. Na época, simultaneamente, começou a lecionar a disciplina de Química, no Colégio Estadual de Feira de Santana. Posteriormente, a partir de 1976, também ensinou Anatomia e Fisiologia no curso de Auxiliar de Patologia e sendo diplomado, especializou-se em Pediatria.
Nesse mesmo período, coordenou a criação do primeiro jornal estu­dantil, com impressão gráfica em papel jornal, O Jornaleco, colaborando, assim, além da formação técnica, também para o desenvolvimento cul­tural de algumas centenas de jovens, durante os anos em que exerceu o Magistério Público.
Também no início da década de 70, ministrou cursos de Química e Física para professores, os quais tendo formação no Curso Pedagógico do 29 Grau, pretendiam prestar vestibular na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); alguns destes tornaram-se posteriormente professores da própria universidade.
Em 1980, coordenou o ambulatório de Pediatria do Hospital Geral do Exército, em Salvador, onde serviu como Oficial Médico do Exército Bra­sileiro.
Foi um dos fundadores da Unimed de Feira de Santana, e em 1988 representou a Bahia na XVIII Convenção Nacional Unimed, com o trabalho "Projeto Cultural Unimed"; na oportunidade também houve noite de autó­grafos do seu livro "Os quatro Caminhos do Vento".
Em 1990, filiou-se à Sociedade Brasileira de Médicos para a Preven­ção da Guerra Nuclear, entidade filiada à International Physicians for the Prevention of Nuclear War.
Em Feira de Santana, foi Diretor do Hospital Colónia Lopes Rodrigues gestão iniciada em março 1995, exercendo-a até março de 2003. Durante esse período, conseguiu que o Governo do Estado autorizasse as obras de reforma geral do hospital, inclusive com a construção das "Residências terapêuticas", atendendo aos atuais princípios que regem a reforma psi­quiátrica. Também obteve a aprovação de verbas do Projeto Reforsus, para a construção do Centro de Convivência e a modernização gerencial, com a informatização de todos os setores do hospital.
Em novembro de 2004, assumiu a Provedoria da Santa Casa de Mi­sericórdia de Feira de Santana, sendo reeleito por mais três mandatos. Du­rante sua gestão, juntamente com o apoio dos membros da Mesa Diretiva e Direção Geral do Hospital D. Pedro de Alcântara, estabeleceu parcerias com o governo do estado e empresas privadas, construindo a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), para tratamento de câncer, sendo hoje uma referência, e reconhecida pelo Instituto Nacional do Cân­cer (INCA), que priorizou a Santa Casa de Feira de Santana para a instalação de uma nova unidade, recebendo outra máquina de Acelerador Linear.
Também em sua gestão foi implantado o Setor de Cardiologia em parceria com empresas privadas, transformando o Hospital D. Pedro de Alcântara em hospital especializado, realizando todos os procedimentos cirúrgicos e clínicos dessa especialidade, contando com centro cirúrgico específico.
Escritor, poeta, contista e compositor. Tem os livros publicados: "Os Novos Valores da Bahia I" (antologia) 1973; "Célula Doce e Corpo" (1978); "O Protonauta" (contos) 1982; "Cabeça de Frade" (poesia); "Os Quatro Caminhos do Vento" (poesia); "Florilégio Poesias" (antologia); "Memorial Poético de Feira de Santana", organizado por Lélia Vitor Fernandes de Oli­veira; "A Verdade, o Tempo e Outras Mentiras” (2006). Tem trabalhos publicados pela revista Hera, e pela Scitientibus, da Universidade Estadual de Feira de Santana, além de crónicas e contos publicadas em jornais. Filiou-se ao Movimento Poético Nacional, sediado em São Paulo, desde 1987. Também é Membro da Academia Feirense de Letras, onde ocupa a Cadeira de n° 37, que tem como Patrono o Prof. Leonídio Rocha.
Filiado a AMAR (Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes) sediada no Rio de Janeiro; ao Movimento Poético Nacional; do Movimento Cultural "Hera".
Compôs músicas para festivais estudantis, em 1967, também escre­vendo crónicas e contos.
Em 1975, juntamente com um grupo de amigos e de pessoas preo­cupadas com o meio ambiente, criou a Associação de Livre Pesquisa Ecoló­gica (ALPE), um dos primeiros grupos ambientalistas da Bahia e o primeiro de Feira de Santana.
Em novembro do ano 2000, em Havana, Cuba, onde esteve a con­vite do Representante do Ministério da Saúde de Cuba, para o Brasil, Dr. Filiberto Pérez, teve o trabalho do Hospital Psiquiátrico Lopes Rodrigues reconhecido, na área infanto-juvenil. Na oportunidade manteve contatos com Dra. Irtis Guasch Pascual, do Centro de Referência Latinoamericano Para La Educación Especial.
Casado com a Sra. Gersonita Oliveira Borges. São filhos do casal: Outran Sampaio Borges Júnior, (médico), Giordano Bruno Oliveira Borges (farmacêutico) e Thais Oliveira Borges (psicóloga).
Homenagens recebidas: Título de Cidadão lpecaetense (19/07/1997); Certificado de Agradecimento pelo trabalho em defesa do Sistema Coope­rativista UNIMED, em 12 de julho de 1993; Comenda Godofredo Rebello de Figueredo Filho (12/09/2001); Título de Cidadão Feirense (27/11/2002). Diploma Exemplo de Servir, concedido pelo Rotary Club Subaé de Feira de Santana, em outubro de 1998; Título de Oficial, pela Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana, em 18 de setembro de 2007; em dezembro de 2010, foi laureado pelo Jornal TRIBUNA DA BAHIA, com o diploma conce­dido às Empresas e Figuras da Década, pelos serviços prestados à Feira de Santana, durante o período.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60