Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 14 de setembro de 2019

BELAS ESCULTURAS




Achei estas esculturas bem interessantes, aí consultei o meu expert, em arte, o santanopolitano Antonio Edson de Oliveira Freitas, ele mandou a resposta a seguir,

"Já recebi essas fotos a partir de várias fontes. Você percebe que em algumas delas o escultor é identificado no rodapé, outros são anônimos. Mas o que concluí é que esses talentosos artistas de regiões temperadas  (identificadas pelo cenário,  vegetação de coníferas, roupas, perfis étnicos, um até do Chile), parece que fazem esses trabalhos por diletantismo de fins de semana. Em uma delas aparece uma taça como troféu de concurso promovido pela comunidade local. Não acredito que elas envolvem autores de evidência no meio artístico nacional ou internacional; o mais provável é que tenham abrangência em uma região ou só paroquial. Mas algumas das esculturas são bonitas, outras bem humoradas,  as muito sofisticadas e ainda como motivo, os chamados "elementais", devas, espíritos da natureza: gnomos, silfos, elfos, trolls, ondinas, ninfas.
      A seu modo, o escultor polonês/brasileiro Franz Krajcberg, ambientalista e habitante apaixonado do sul da Bahia (Nova Viçosa), falecido em 2017, também se dedicava a essa atividade; mas com propostas orgânicas, abstratas e geométricas.

     Abraço."


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60