Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 6 de setembro de 2020

PERFIL DE OLGA MARIA MOURA DÓREA


Nasceu em Santo Estevão/BA, no dia 09 de março de 1932. Filha de Estevam Pedreira de Moura e Regina Bastos de Carvalho Moura.
Logo que ela nasceu seus pais foram residir em São Felipe, devido ao trabalho de seu pai, que era professor de Música e regente da Filarmónica da cidade.

Aos três anos veio morar em Feira de Santana. Estudou as primeiras letras na Escola Normal. O ginásio cursou no Colégio Santanópolis, onde seu pai era professor de Música, mas para sua decepção não sabia escrever uma clave de sol numa partitura. Foi colega de muitas personalidades importantes em Feira de Santana, como: Irma Rosa Caribé de Amorim, Lourival Teixeira de Freitas, etc. Concluiu o Magistério na Escola Normal de Feira de Santana, no dia 15 de dezembro de 1951.
Casou-se com o Sr. Dermeval de Oliveira Dórea, com o qual teve os seguintes filhos: Carlos Estevam (médico), Hélio (falecido), Eliana (nutricionista), Maria Regina (odontóloga), Luciana (professora) e Sérgio (administrador).
Foi nomeada pelo governo estadual para lecionar no município de Serra Preta; ia aos domingos e só voltava na sexta-feira à noite, pois nesta época já tinha dois filhos menores, que ficavam sob os cuidados de sua genitora.
Transferida para Feira de Santana, foi lecionar numa escola técnica no Aviário e depois para Escola Bernardino Bahia, situada no alto do Cruzeiro, hoje extinta, em 1974 foi nomeada Vice-diretora para esta escola, onde se aposentou, depois de muitas décadas servindo na educação.
Fazia parte do “Grupo de Germina Silva”, um grupo de mulheres da alta sociedade que se reunia toda semana para fazer trabalhos artesanais para beneficência às pessoas carentes, Olga era uma artista nata, costurava, bordava, fazia crochê, bijuterias, doces, salgados, bolos ornamentais e pintava.
Olguinha como era tratada afetivamente por familiares e amigos, era uma pessoa alegre, comunicativa, onde ela estivesse a alegria era transbordante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60