Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ESPORTES- COLUNA DA "FOLHA DO NORTE" - ED. 28/08/1943


Venceu o “Ipiranga” de 2x1 no choque travado com a “A.D. Bahia” – O jogo – O”goal” da vitória – Os melhores jogadores – , Anézio, jogador nº1 em campo – A renda – O juiz – Outras notas.
Ainda sob e o jogo Santo Estevam x Ipirá – Ouvido Mário Porto – A nova diretoria do “Floresta” – “ “Craks” feirenses no Exercito.

Mário Porto perigoso artilheiro feirense
Coforme vinha sendo esperado com grande interesse pelo publico feirense, realizou uma grande partida entre a valorosa turma do “Ipiranga” da capital e o simpatizado quadro da “Associação Desportiva Bahia”, desta urbe. O embato viria estreitar mais as nossas relações com os grandes desportistas da capital do Estado.

O jogo

Precisamente  às 16.15 horas Ouviu-se o trilar do apito do Juiz dando começo á partida. A saida coube aos visitantes.

Minutos após o balão ser movimentado notava-se o equilibrio dos contendores.

Durante os primeiros momentos ambas as cidadelas estiveram em sério perigo, porém o primeiro “goal” só surgiu aos 10 minutos da fase Inicial. Ferreira, cobrando um “foul” proximo à grande area da «A. D. Bahia», passou o couro a Cacuá, que, chutando fortemente, consegue abrir a contagem a favor dos seus.

Minutos depois surge uma confusão dentro da pequena area dos visitantes. Acaçá, o perigoso meia-direita do alvi azul, aproveitando-se da ótima oportunidade, consigna o tento do honra para os locais.

O “goal” da vitória
A conquista do tento da vitoria também coube a Cacuá que cobrando um “foul” na altura da linha média do conjunto feirense chuta violentamente obtendo para seu clube o segundo e ultimo “goual” da tarde. Foi um pelotaço livre, indefensavel.

Na segunda fase do jogo o “placard” não sofreu modificações.

A “elevan” feirense atirou-se com todos os seus recursos para obter o empate mas todas as tentativas foram vans.

É preciso dizer que alguns elementos da “A. D. B.” mostraram-se fatigadissims no segundo tempo. Não treinam...

Os melhores
Os jogadoras que mais ao salientaram foram: do “Ipirnnga” Anézio  que foi o numero 1, Gregorio, Ferreira, General. Cacuá e Jorge.

Do clube de Feira: Ioiô, Baco, Cerqueira, Joel. Dezinho, Dionilo é futuroso, Acaçá, que muito se esforçou pela conquista da vitoria para o seu clube e Mario Porto, que. apesar de marcadissimo, fez perigar por varias vezes o arco sob a guarda de Anézio.

Os quadros
“IPIRANGA” - Anézio; Heitor e Gregorio (Bling); Caruza (Petroleo), Ferreira o General; Cacuá, Arquimedes, Paulinho (Nelsinho), Americano e Jorge.
“A.D. Bahia” – Iôiô, Alfredo e Cerqueira; Cachoeira, Joel e Dezinho; Mário (Dionillo), Acaçá, Mario Porto, Cadeirinha e Dídi.

Durante o transcurso do jogo a “A.D. Bahia” sofreu varias modificações.

Cerqueira  bom zagueiro
 da A.D. Bahia
Outras Notas
Ferreiro vendo que Joel estava fazendo perigar o arco do “Ipiranga” chutou violentamcnte o jogador feirense, que foi obrigado a sair do gramado, não mais voltando.

Cachoeira ocupou seu lugar, ficando Dionilo na meia direita e Ilário na ponta.

Findo o Jogo os excurcionistas receberam expressiva homenagem dos diretores da “A. D. Bahia”.

Renda
A renda do campo no ultimo domingo foi de mil cruzeiros.

O juiz
O juiz foi o sr. Negreiros, da “F. B. D. T.” que atuou bem.

Ainda sobre o jogo Santo Estevam x Ipirá

Mário Porto o espanto do clube de Ipirá
Como sabemos, no domingo, 24 do mês passado, realizou-se, em Santo Estevam. um encontro de futebol entre o “Esporte Clube Bahía”, dali e o “Ipirá Futebol Clube”, da cidade do mesmo nome.
Esta peleja, que durou apenas 15 minutos, terminou empatada de lxl.
Causou péssima impressão a atitude de alguns diretores da embaixada de Ipirá, por ter invadido o campo, afim de agredir o juiz da partida, não consentindo que o seu quadro voltasse ao gramado.
Mário Porto, o grande artilheiro feirense foi impedido de continuar jogando pelo clube de Santo Estevam, por ter a embaixada de Ipirá dito que o aludido jogador não poderia tomar parte no encontro. Mesmo assim o “crack” feirense atuou por alguns minutos, mostrando o seu valôr técnico.
Á noite, realisou-se animado Baile, oferecido a embaixada ipiraense, pelo clube de Santo Estevam.

Ouvido Mário Porto
Ontem a nossa reportagem esteve em palestra com Mário, que nos disso o seguinte:
-Voltei encantado com o povo de Santo Estevam, pelo tratamento dispensado não só a mim como a Simonidas e Caneca e em meu nome e dos meus companheiros agradeço o modo gentil com que fomos tratados.
A nova diretória do "‘Esporte Clube Floresta”
Da secretaria da simpatisada agremiação desportiva desta cidade - - “Floresta Futebol Clube”, recebemos o agradecemos o seguinte ofício:
“Ilmo. Sr. Diretor Esportivo da “Folha do Norte” – Nesta - Cordiais Saudações: Tenho a honra do comunicar a V. S. que, em sessão realisada ontem, a Diretoria do “Esporte Clube Floresta” ficou assim constituida para o ano do 1943: Presidente Ranulfo Suzarte, vice-presidente - Rosalvo de Oliveira França, 1º secretario - Manoel Santos Portugal. 2º- dito - Antonio Gonçalves, 1º tesoureiro – João Dias dos Santos – 2º dito João Silva, orador -Armando Lourival de Castro, diretor de esportes  José Ferreira.
Comissão do contas—Cassemiro Santos, Martins Souza, Francisco Leite.
Comissão de sindicância - Manoel Fausto dos Santos, Aguinaldo Ferreira e Artur Cavalcanti
Na referida sessão, as cores do clube fórum alteradas paro azul, branco e vermelho e o seu escudo aprovado. Rogando a V S. a fineza de publicar o conteudo do presente, firmo-me, com real apreço e distinta consideração Maroel Santos Portugal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60