Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

PERFIL DE ODETE BARBOSA MOTA

Nasceu em Pacatu, distrito de Feira de Santana, hoje município de Santa Bárbara, no dia 12 de agosto de 1935. Filha do casal Pedro São Leão de Souza e Laura Sousa Barbosa.

Permaneceu em sua cidade natal até quando veio para Feira de Santana fazer o Exame de Admissão Ginásio Santanóplis, cursando até a 8a série. A partir daí, começou a trabalhar no comércio, a fim de manter a sua subsistência.

Conheceu o Sr. Alberto Borges da Mota, com quem se casou e teve oito filhos, mas só sobreviveram cinco: Mércia Cleide Barbosa Mota, Licenciada em Matemática e Bela em Ciências Contábeis; Sanderval Barbosa Mota; Sandra Barbosa Mota, professora; Márcia Sueli Barbosa Mota, Licenciada em Matemática e Ciências Contábeis e Marcelo Barbosa Mota (falecido aos 21 anos, “in memoriam”).

Sua mocidade foi de muito trabalho. Depois que saiu do comércio foi ser professora primária em alfabetização, no bairro do Tomba, na Chácara de Dona “Tutu”. Era numa casa que a proprietária alugou para funcionar a sala de aula. Os alunos sentavam em pedaços de madeira e tijolos.

Quando Prof. Joselito Falcão de Amorim era prefeito, visitando o bairro do Tomba, os moradores solicitaram um prédio escolar e vendo o estado do imóvel ficou sensibilizado em ver tantas crianças estudando num local precário e sem estrutura nenhuma para funcionar uma escola. Com isto, prometeu à comunidade que dentre as obras já planejadas iria priorizar a construção de uma escola ali. Depois de algum tempo, o prédio foi construído e o prefeito denominou-a de Escola Municipal Ana Brandoa, em homenagem à primeira moradora de Feira de Santana.

Sendo assim, a Prof.a Odete foi a primeira professora fundadora, nomeada pela Prefeitura de Feira de Santana, para lecionar na escola.

Depois do casamento e de ter os filhos, Prof.a Odete concluiu o Magistério, no Colégio Santanópolis, no turno noturno.

Toda a sua trajetória profissional, tanto como “professora leiga” como formada, foi na Escola Ana Brandoa, durante 38 anos, até sua aposentadoria. Por esta justa causa recebeu uma medalha em homenagem à professora fundadora, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nesta escola.
Participou de vários cursos de capacitação em alfabetização, a fim de melhor atender às necessidades das crianças carentes do bairro do Tomba e adjacências.

Atualmente está aposentada e tem aproveitado o tempo para viajar, fazer amigos, contar histórias antigas, cantar músicas do seu repertório no tempo da mocidade e participar de festas até mesmo de aniversário de bonecas.


Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Mestras do Bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60