Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

PERFIL DE NEIDE ALMEIDA CRUZ


Nasceu na Fazenda Bom Sucesso, distrito de Conceição de Jacuípe/BA, no dia 13 de novembro de 1941. Filha de Antônio Alves de Almeida e Adélia Oliveira de Almeida.

Fez o curso primário em sua terra natal, onde teve a honra de ser aluna da Profª Laura Ribeiro Lopes. O ginásio, em parte, no Instituto Normal da Bahia, em Salvador e no antigo ginásio da Escola Normal de Feira. Formou-se em professora pelo Colégio Santanópolis. Na juventude escreveu sonetos e poesias.

Em 1996, fez o curso de CADES, onde se submeteu a exame de suficiência, obtendo o Registro Definitivo que lhe permitiu lecionar História.

No ano seguinte, começou a lecionar História, no Ginásio Municipal Joselito Amorim e, em 1968, no Instituto de Educação Gastão Guimarães.

Graduou-se em História do Brasil pela Universidade Católica do Salvador. Fez curso de Pós-graduação pela mesma Universidade em convénio com a Universidade de São Paulo. Em 1979, ingressou no Mestrado em Ciências Sociais.

Em 1991, formou-se em Francês pela Aliança Francesa. Já fez vários cursos em Paris/França. Em Lyon participou de um Intercâmbio Cultural, patrocinado pela Universidade de São Paulo, onde foi convidada para lecionar por um ano Civilização Brasileira na Universidade de Lyon II. Mais tarde realizou um velho sonho, estudando na tradicional Sorbonne, na França, durante quatro meses, Língua Francesa com a Professora Mme. Viard Riot.

É pesquisadora e historiadora, tendo publicado os seguintes livros: “50 anos do Instituto de Educação Gastão Guimarães”, em parceria com a Prof.a Marília Queiroz; “Já dizia minha avó”.

Tem publicado vários artigos, biografias de vultos, que fazem parte da nossa história, em jornais, revistas, etc.

Exerceu os seguintes cargos: Professora de Pedagogia, História da Educação, História Contemporânea no Colégio Municipal Joselito Amorim, onde também foi vice-diretora e Orientadora Educacional; Professora do Instituto de Educação Gastão Guimarães de Educação Moral e Cívica, História da Educação e História do Brasil; Diretora de Grau e Diretora Geral do Colégio Estadual Juiz Jorge Farias Góes.

É sócia do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana; da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana; da Sociedade dos Amigos “Sedes Sapientiae” da Universidade Católica de São Paulo; da Associação de Professores de Francês do Estado da Bahia (APFEBA); da Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo; da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH)- São Paulo; Membre Titulare - Société dês Amis de Lúniversité de Paris - reconnue d 'utilité publique (fondée em 1899) - Sorbonne -Paris V (Carte d'adhérent n°3161) - 1991.

Aposentou-se em 1993 dos colégios do estado e do município. Participa do Grupo Beneficente Germina Silva.
Fala francês e espanhol.

É casada com o Sr. Antônio Alves da Cruz, comerciante, com quem tem três filhos: Marco Antônio, Administrador de Empresa; Júlio César, Economista e Monna Lisa, Médica Veterinária. Tem cinco netos: Michell, Diogo, Flávia, Caio César e Mateus.

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Mestras do Bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60