Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 16 de junho de 2018

CLIMA DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA - I


Carlos P. Novaes
UMA EQUAÇÃO ALGÉBRICA DA DISTRIBUIÇÃO DE PRECIPITAÇÕES EM FEIRA DE SANTANA
RESUMO Este trabalho mostra através de uma equação que denominamos de pseudo-real a distribuição de precipitações no município de Feira de Santana-BA através do uso de um ajuste que chamamos de pseudo-real, que mostra a distribuição de precipitações no município como função das latitudes e das longitudes.
ABSTRACT This work shows through an algebraic equation that we cali pseudo-real the distribution of precipitations in thc municipality of Feira de Santana-BA through the use of an adjustment that we cali pseudo-real, which shows the distribution of precipitations in the municipality as a function of the latitudes and longitudes.
INTRODUÇÃO
Este professor, que é professor aposentado de hidrologia, sempre achou muito pobre a caracterização dos climas de uma região através de dados pontuais. Por exemplo, a precipitação média anual de Feira de Santana-BA, é de 868 mm, o que é uma informação pobre, pois as precipitações variam espacialmente na região em função das suas localizações geográ

ficas ou das latitudes e longitudes. Assim, resolvemos apresentar este artigo sugerindo uma caracterização algébrica para o clima de pequenas regiões, como o município de Feira de Santana.
METODOLOGIA
A metodologia consistiu em analisar as variações das alturas precipitadas H em função das latitudes e das longitudes em torno da localidade de Feira de Santana-BA, em uma referencia bibliográfica específica (1991).
A tabela 1 apresenta as precipitações médias anuais de alguns municípios adjacentes à região de Feira de Santana-BA, extraído do livro Riscos de secas na Bahia, com as latitudes e as longitudes em graus decimais.


Tabela 1 Precipitações médias, H, de alguns municípios adjacentes
 de Feira de Santana-BA (Riscos de secas na Bahia-Seplantec,
 Salvador-BA (1991) e suas coordenadas geográficas.

Figura-1 Apresenta a disposição geográfica das localidades analisadas
Disposições das cidade de Irará. Feira de Santana e São Gonçalo dos
Campos na região.
Figura-2 apresenta as variações das alturas precipitadas H como função
das latitudes e das latitudes
Figura 2.1 Variação das precipitações em função das latitudes e das longitudes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60