Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 27 de junho de 2018

A GRANDE JOGADA DE GERVÁSIO BACELAR

Gervásio Bacelar
Evandro J.S. Oliveira

Gervásio de Matos Bacelar Dias, sabia tudo de política, advogado, jeitoso, vivia vinte e quatro horas sorvendo todos os conhecimentos da prática de liderança. Educado, falava francês, gentil, bom ouvinte, sabia fazer amizade, exímio articulador, focava nos objetivos e com habilidade, geralmente tinha sucesso. Não conheci um inimigo político, de Gervásio.
Campanha política de 1962, a Lapa até então distrito de Santo Amaro, dia 20 de outubro de 1961 foi guindada a município recebendo o nome de Amélia Rodrigues. Agora era uma cidade e ia escolher seus novos dirigentes, aí entra Gervásio Bacelar, era a terra dele, logicamente iria liderar a campanha e seria o candidato a Prefeito, então conheci a grande jogada dele.
Muitos operários da Usina Itapetingui votavam em Feira de Santana, situação idêntica no distrito de Almas em 1961. Muitos estudantes votavam na sede em Feira de Santana.
Gervásio entrou em entendimento com Sr. Vitor, segunda pessoa do candidato a prefeito da cidade de Anguera, nome então do ex-distrito Almas, Sr. Artur Vieira. A ideia era pedir uma reunião com a UDN, o partido mais prejudicado com a transferência destes eleitores, para as duas novas cidades.
Na reunião Gervásio, naturalmente maximizava a quantidade de eleitores e também que votariam nos candidatos da UDN, ele computava duzentos votos perdidos, os dirigentes de Feira diziam que no máximo seriam cinquenta votos, de qualquer forma grande perda poderia advir, aí Gervásio veio com a solução, pegando todo mundo de surpresa.
Citando a lei, discorreu que as cidades recém-criadas haveria um prazo maior para o encerramento do alistamento eleitoral, então ele propôs, encerrado o alistamento em Feira de Santana os retardatários que procurassem para fazer o título, seria apresentado a opção de se inscrever em Amélia Rodrigues ou em Anguera.
Não sei quantos eleitores foram para Anguera e para Amélia Rodrigues. Só para mostrar como foi apertada o resultado da eleição em Feira de Santana, foi decidida por 43 votos, Francisco Pinto do PSD derrotou João Durval Carneiro da UDN.
Em tempo: 1.Artur Vieira foi eleito prefeito de Anguera e Gervásio Bacelar eleito prefeito de Amélia Rodrigues.
2. O resultado da eleição de Feira a fonte foi o jornalista Adilson Simas, um dos melhores arquivos da história de Feira de Santana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60