Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CARTA DE AMORIM PARA TORRES - AMBOS SANTANOPOLITANOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Joselito Falcão Amorim
Raimundo Torres
Raimundo Torres, professor de matemática da UFBA, certo dia professando aula, comentou que o melhor professor de matemática que teve em todo trajeto escolar, foi um professor do interior chamado Amorim. Presente o filho de Amorim,  identificou-se.
 Envaidecido Amorim fez a carta abaixo, pedi licença para publicar. Afinal os dois são Santanopolitanos.


caro Raymundo,
Malba Tahan
Mestre dos Mestres
Deve ter notado a minha ausência, é que estive com a saúde abalada, inclusive com internamento. Sanado o problema volto à atividade, porém com uma grande dose de preguiça. Não me esqueci do nosso convite para o almoço, continua valendo, só não pode ser dia de domingo ou feriado, vamos programar.
Dito isso vamos ao assunto do dia. Como você sabe, até meados dos anos 60 o Ministério da Educação comandava não só o ensino superior, como o secundário, ficando o Estado e Municípios com o curso primário. Era o MEC que autorizava a criação dos ginásios, desde que atendesse a exigências como salas com boa ventilação, iluminação, no mínimo um metro quadrado por aluno, biblioteca, laboratórios, gabinete médico biométrico, área para esportes, além do quadro de professores, que deveriam atender a certos requisitos, geralmente pessoal de nível universitário existente no município[1]. O MEC, desejando melhorar o nível do ensino, criou um curso para certificar esses professores – o CADES. Este curso, de 60 dias, era realizado nas férias escolares e os participantes eram submetidos a uma prova, e se aprovados, teriam Registro com autorização para ensinar, já que as Faculdades de Educação não atendiam à demanda de formação de professores[2]. Em 1956/57 o MEC realizou na Bahia um desses cursos. Arlete, minha esposa, lecionava História no ginásio e não tinha formação universitária e veio para Salvador fazer o curso no Colégio da Bahia. A essa altura, eu já tinha feito o curso e obtido o registro Definitivo. Como o professor de matemática era o MELO E SOUZA – o MALBA TAHAN, resolvi tentar fazer o curso como assistente. Fui ao coordenador, que por sua vez, encaminhou-me ao Professor Malba Tahan[3] que concordou com a minha solicitação. Passei então a atuar como seu assistente, ajudando-o no quadro negro. Tendo recebido no inicio do curso, com dedicatória, o livro de sua autoria “Meu Caderno de Matemática”. Foram 60 dias maravilhosos, de grande aproveitamento, que facilidade de ensinar, que didática, ele intercalava nas aulas contos e fatos curiosos da matemática, despertando o interesse de todos. No dia do encerramento, recebo um novo livro com dedicatória – “FOCLORE DA MATEMÁTICA” assinado por ele e todos os alunos mestres do curso. Creia, foi uma das maiores homenagens que já recebi. Uma honra.
Como soube que o Mestre, como titular da cadeira de Matemática da Escola de Arquitetura da UFBA, fez referências elogiosas à minha pessoa como seu professor de matemática em Feira de Santana, venho agradecer-lhe a generosidade, achando que não sou merecedor de palavras tão bondosas. Diante disso, achei por bem remeter-lhe uma copia da homenagem recebida do grande Mestre Malba Tahan. Confesso-lhe que foi a segunda flor colhida no “Jardim da Vida”. Falei em flores, não falei em espinhos. Espinhos houve e muitos, porém isto é outro capitulo, como também a primeira flor.
Renovo meus agradecimentos, desejando-lhe felicidades e que mantenha esse coração generoso aberto para a vida.
Cordialmente, seu velho mestre,
            Joselito Falcão de Amorim                     




[1]  Sobre as exigências do MEC, na época, ao lado no Blog, ver Tese de Doutorado de Sandra Nívea, como eram severas.
[2] Idem, ibidem
[3] Júlio Cesar de Mello e Souza  (Rio de Janeiro6 de maio de 1895 — Recife18 de junho de 1974), mais conhecido como Malba Tahan, foi um professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do modernismo brasileiro,[1] e, através de seus romance infanto-juvenis, foi um dos maiores divulgadores da matemática do Brasil. Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60