Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 8 de março de 2014

PERFIL DE JOSÉ FERREIRA PINTO (ZÉ PINTO)



Filho de Petrolino Ferreira Pinto e Isaura de Almeida Pinto, mas foi criado por suas tias: Amélia, Josita e Norberta. por quem tem uma verdadeira gratidão. Como também teve um ídolo da sua memória infantil - o tio - “Zinho Pinto”, Sr. Pinto. que era gêmeo com o senhor, seu pai.
“Zé Pinto”, como é cognominado, conta que abriu os olhos para o mundo da leitura com a sua Tia Zina, na fazenda de D. Teté, no Riacho das Panelas, onde passou a infância.
Aqui, na cidade, estudou com a Prof'. Martiniana Pinto e Tita Farias, em escola particular e o 5° ano fez com a Profa. Domitila, na Rua de Aurora, com quem se preparou para fazer Admissão ao Ginásio, no Colégio Santanópolis, onde cursou também o Científico e Contabilidade. Fez ainda um curso prático de Farmácia, em Salvador.
Ele não nega suas origens, quando começou a ganhar dinheiro, vendendo passarinho e galinha, nas feiras livres de segunda-feira, quando ainda eram realizadas na Praça João Pedreira. Depois estreou como camelô, em frente às Casas Pernambucanas, em que posteriorrnente foi convidado para ser balconista.
Com o advento do transporte coletivo, a “marinete”, como era chamado o ônibus, foi ser cobrador. Daí surgir a idéia de implantar na cidade, juntamente com a família, um sistema de Kombi, um transporte alternativo, que deu certo, isto no dia 16 de outubro de 1962 e depois ampliou a frota com o microônibus. O primeiro se chamou “Expresso Alvorada” e o segundo “TRANSLAR” (Transporte do Lar Ltda.), sendo o pioneiro neste setor.
Em 1967, adquiriu a Farmácia Pinto, situada na Av. Sr. dos Passos, 1119, que perdurou até 1981. Foi também proprietário da “Lanches Pigali”. que adquiriu de Zé Coió.
Entrou na política e por seis vezes exerceu o mandato como vereador. Começou na gestão de (1967 a 1982), onde atuou como 1º. Secretário. Vice-presidente e presidente da Câmara e como tal exerceu o cargo de prefeito por várias vezes na sua vacância. Exerceu outros cargos públicos como: vice-prefeito no governo de João Durval e José Falcão.
Na Câmara teve uma atuação proficua, criando projetos que até hoje permanecem em atividade, tais como: Projeto de Lei que visa abater 50% nos transportes coletivos para estudantes (kombi, microônibus e ônibus. etc.) além de entradas no Jóia da Princesa e nos cinemas introduziu na Câmara, as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Feira de Santana; apresentou o slogan para abertura dos trabalhos da Câmara: “Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos...”.
Foi diretor de diversos órgãos públicos e de setores da sociedade organizada: presidente da Liga Feirense de Esportes (1964); fundador e diretor do CERIN, 2ª Região Administrativa, por 4 anos; membro do Rotary Clube Internacional, ocupando a presidência de Serviços à Comunidade; colaborou com verbas na campanha de aquisição do terreno para a Vila Olímpica; membro do Coral São Miguel da Paróquia de Santana
Recebeu as seguintes condecorações, medalhas e troféus:
Comenda Maria Quitéria, em 18 de março de 1999; Comenda Ver. Dival Figueredo Machado, no
dia 10 de outubro, Dia Nacional do Vereador; Medalha Paul Harris, do Rotary Cluh Internacional; Medalha do Supremo Conselho do Brasil para o O.R.E.A.A., em 30 de agosto de 1986, do Consistório n° 19; Medalha de Grande Benemérito do Lyons Clube Internacional, com sede na Suécia; tem seu nome homenageado na Sala de Finanças da Câmara e numa Escola Estadual, no bairro do Feira VI.
Casou-se primeiras núpcias com a Prof’. Bernadete Maria Rodrigues Leite Pinto, com quem teve quatro filhos: José Angelo, José Filho, Angela Virgínia e Rita dc Cássia. Tem outros filhos:
Is aura Gabriela, Angelo Gabriel e um adotivo: Thomas Adrian.
Conhece uma boa parte da Europa, onde teve oportunidade de visitar a terra dos seus ancestrais: Portugal e Itália, principalmente.
“Zé Pinto” é um homem dotado de muita sensibilidade, por isto tem pendores para a poesia e possuidor de uma voz maviosa
Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Inquilinos da Casa da Cidadania”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60