Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 16 de março de 2014

CONTENDA DE MATEMÁTICA COM O PROFESSOR NOVAES


Como no subtítulo está expresso ser este blog “memorialista e faz comentários sobre educação” é que sempre abrimos espaço para o Professor Carlos Pereira Novaes na sua contenda. Infelizmente o Prof. Novaes não é adepto à informática e nunca respondeu aos comentários feitos no blog em seus artigos. Há também queixa contra os matemáticos, principalmente a UEFS, onde é professor na área de engenharia, critica o departamento de Matemática por não lhe dar atenção. O nosso compromisso é registrar todos os lados interessados na questão, por este motivo resolvemos publicar a última carta do Prof. Novaes, 21 de fevereiro de 2014 e também a resposta oficial   a uma carta sua anterior a esta resposta (Boletim do Departamento de Matemática), em seu nº 148 de fevereiro de 2009.

Em minha opinião houve resposta a sua missiva sim, se não foi a contento como o professor esperava, ou não o satisfez é outra coisa, mas estaremos sempre abertos para as discussões.

 Evandro José Sampaio de Oliveira   

Ao Senhor Diretor de Departamento de Ciências Exatas da UEFS
Prezado Professor.
             Sei que esta carta, assim como outras, que já escrevi, não terá resposta, pois é muito fácil abrir a boca para ferir do que para pedir desculpas.
            Já se vão muitos anos, no anonimato, no silêncio, na clausura, que este professor, que tem a estranha mania de pensar, coisa bem rara, hoje em dia, em que a nossa classe, no máximo, concorda ou discorda com as coisas, mas sem pensar direito filosoficamente naquilo que ela concorda ou discorda, só tendo como base a afirmação, o método de outros, às vezes, pensadores que viveram há séculos, teima obstinadamente em querer discutir, vejam, é discutir, não é afirmar, que um determinado limite muito conhecido em matemática não é bem aquele que a ciência diz que é, que só é reconhecido como tal porque um pensador muito famoso disse que ela era aquele por causa de seu método, lá do tempo do fifo e do ábaco, que é aceito até hoje sem contestação.
            Ora, a ciência de hoje em dia diz que as gripes são causadas por vírus mas este professor já tem quase certeza que as gripes não são causadas por vírus, mas sim, por vírus infectados por outros vírus, que nossos microscópicos eletrônicos não têm a mínima condição de observarem, mas que, amanhã, já serão e terão sido debelados por causa de um veredicto mais sério da doença.     
            Ora, isto é apenas uma opinião, como é minha opinião sobre o tal deste limite, que ninguém sabe dizer se é ou não “e”, pois o que existe são apenas hipóteses de que ele é “e”, aliás, sem nenhuma comprovação clara sobre isto.
            No entanto, só por que este professor ousou fazer uma pergunta do tipo filosófico a um colega por escrito ou ter escrito um artigo diferenciado sobre um tema matemático, os seus colegas o apedrejaram sem piedade nenhuma, sem nenhum escrúpulo, o difamaram até com um folhetim oficial, feito pelos donos da opinião, da ciência, que pensam que ela é estabelecida, como, aliás, me foi dito por um professor amigo, um dia. “Mas professor, isto está estabelecido”!
            Mas afinal, o que está estabelecido nesta vida, a não ser, as hipóteses?
            Vocês conhecem alguma verdade que não seja hipotética?
             Pois bem, este professor, que, naquele tempo, era apenas um iniciático na arte de pensar já tem um livro, seu primeiro volume, pois ele já esta fazendo o segundo, “Memórias de um matematiqueiro, sobre um limite bem estranho”, em que mostra que tudo que existe sobre aquele limite são hipóteses furadas.
            Será que não está na hora de uma mudança de opinião? Será que não é à hora de se discutir melhor aquele assunto? Será que um matematiqueiro, não pode ter sua opinião? Afinal, por que a nossa opinião está no ostracismo?  
            Pois bem, esta será minha enésima carta, sem resposta, mas mesmo assim, agradeço a atenção ou quem sabe, a desatenção, e me despeço.
Obrigado e peço que esta carta, pública, seja distribuída, livremente.
            O tal do folhetim mal-educado eu anexo ao final desta carta pública.
            Continuamos a dar R$ 10.000,00 para o gaiato, paro o zé-mané que vir provar aquela hipótese, até hoje sem provas cabais, teorema tíbio, perneta.
 Atenciosamente.
           Feira de Santana, 21 de Fevereiro de 2014.
Prof. Carlos Pereira de Novaes. Detec      


pag. 1 de 4
pag, 2 de 4


pag. 3 de 4



pag. 4 de 4
Este foi o Boletim que o professor Novaes achou indelicado até ofensivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60