Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PERFIL DE JOSÉ BARTOLOMEU RIBEIRO ZECA MARQUES



Nasceu em São Gonçalo dos Campos, em 24 de agosto de 1942.
Filho de Antônio Ribeiro Marques e D. Angelina Batista de Azevedo Marques.
Viveu em sua cidade natal até aos doze anos, onde fez os primeiros anos escolares.
Veio para Feira de Santana, precisamente no dia 24 de agosto de 1954, dia em que Getúlio Vargas, presidente da República e Dr. Gastão Guimarães faleceram.
Aqui estudou com Profª. Elza Macedo e Profª. Arminda Guimarães. Cursou o ginásio no extinto Colégio Santanópolis.
Sua atividade inicial foi levando carrego num carrinho de mão pelas ruas da cidade e depois ajudando seu pai, que era deficiente visual, numa bodega.
Empregou-se na “Majestosa”, uma sapataria, que permaneceu durante cinco anos e três meses. Passou a comercializar seu próprio negócio como camelô, que vendia sandália japonesa, rádio e outras bugigangas.
Montou um pequeno armarinho, mas não se encontrando satisfeito com o ramo, abriu uma pequena indústria de confecção, desfez-se desta e criou uma fabriqueta de sandália japonesa.
Em 1969, inaugurou a Disbom, no ramo de maquinário hidráulico, na Rua Conselheiro Franco, depois na Rua Tertuliano Carneiro e a partir deste marco, hoje são 7 lojas, sendo 2 de material esportivo e lazer. Com este comércio foi considerado um dos maiores distribuidores de motores do BrasiL Foi homenageado várias vezes na área comercial.
E casado com a Proª. Miracy de Araújo Marques, com quem teve os filhos: José Bartolomeu Ribeiro Marques Junior (comerciante) Marcelo Ricardo (comerciante), Fabiana de Araújo Marques (dentista) e Fábio de Araújo Marques (Delegado Federal).
“Zeca Marques” como é conhecido e o apelido já está incorporado à sua assinatura, numa maneira altruísta e humanitária distribuiu presentes a crianças e idosos carentes, não só aqui em Feira, como em São Gonçalo dos Campos, durante 18 anos. Vestia-se de Papai Noel e tinha a maior alegria em sair pelas ruas oferecendo brinquedos a todos quanto encontrava, mas depois que se tornou político desistiu, para que não pensassem que estava exigindo retorno de favores.
Foi presidente do Fluminense de Feira de Santana (1982).
Em 1983, elegeu-se vereador, quando também eleito Dr. José Falcão da Silva, seu correligionário e amigo particular.
Em 1986, candidatou-se a Deputado Estadual, embora conseguindo uma votação de 13.582 votos, não atingiu o teto estipulado para este cargo.
Até hoje trabalha duro, não mais por necessidade, mas por amor, confessa ele.

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Inquilinos da Casa da Cidadania”.
 

2 comentários:

  1. Parabéns Zeca Marques!!! Bela trajetória de vida. Exemplo para todos nos.

    ResponderExcluir
  2. Grande Zeca Marques, figura ilustre de Feira de Santana e Região. Sempre alegre e querido por todos. Que Deus abençoe e lhe conceda muitos anos de vida.

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60