Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O BECO DO GINÁSIO

Evandro J. S. Oliveira


Encontrei um Santanopolitano do início da década de 60, Nery estudava no Curso de Contabilidade, turno noturno, então contou casos daquela época, achei dois dos mais interessantes, espelham como era a educação de então.
Ao fundo do Colégio ficavam as principais salas do Curso de Contabilidade: Escritório Modelo, Banco e outras. O colégio limitava-se com o Beco do Ginásio, nome é óbvio, mas era uma rua de casas de “má fama”.  Em determinada noite , aconteceu  uma briga enorme entre as moradoras das ruas por causa dos clientes, e como acontece neste tipo de bafafá houve enorme burburinho com gritos e nomes de baixo calão.
Nery e sua turma assistiam aula da professora Arminda Alencar, os palavrões e a zoada pareciam que era dentro da sala. Finalmente alguém acabou com a briga, mas os alunos, Nery e colegas, fizeram de conta que nada estava ocorrendo, Arminda desde o início da aula até o final permaneceu tranquila, com a elegância que lhe era peculiar, não houve nenhuma alteração e os alunos permaneciam em silêncio, calados, sem risos ou algazarras.
Pergunta de Nery, em uma escola atual haveria este respeito dentro da sala?
Depois conto o outro caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60