Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

AMBULANTES E OUTROS

Hugo Navarro da Silva


Ouvimos, pelo rádio AM, esse extraordinário instrumento de comunicação, que o governo agora quer mandar para o limbo e a confusão das FMs, que o presidente da Associação Comercial cobra, do governo do Município, solução rápida, duradoura e definitiva para o comércio ambulante de Feira, que de ambulante tem pouca coisa, diante de promessa do Secretário Antônio Carlos Borges, a de resolver os graves problemas de ruas do centro em dois anos.
É necessário examinar o assunto, que é grave, com extremo cuidado. A ocupação do centro por comércio irregular e caótico prejudica o comércio legalmente estabelecido e os próprios barraqueiros, porque a clientela costuma fugir de bagunça quase sempre perigosa para quem apenas deseja fazer compras mas fica sujeito a todo tipo de batedores de carteira e ladrões em geral, cuja  aguerrida classe, pode-se dizer sem necessidade de pesquisa, é a que mais cresce, aparelhada, nos últimos tempos, de boas armas de fogo e ótima pontaria, homenagem que presta ao programa governamental, louvado e relouvado, para livrar a sociedade dos revólveres e pistolas e que andou a  trocar por dinheiro armas velhas e imprestáveis, às centenas, que os interessados substituíram por novas, de indiscutível letalidade, notável providência que  pode definir o país em que vivemos, de mentiras, burlas, embustes, imposturas e fraudes.
A desordem, a bagunça que se instalou em vários pontos da cidade, mas, principalmente, na Rua Sales Barbosa e na Marechal Deodoro é doença crônica, com sintomas de incurabilidade, que se estabeleceu, no organismo da cidade, há alguns anos, por instigação, permissão e cúmplice omissão de vários governos municipais.
No começo a ocupação de espaços públicos pelo comércio informal limitava-se aos dias de feira. Com o tempo descobriu-se que as concessões poderiam rendar bons votos. Foi a descoberta de mecanismo populista de conquistar o voto de certa parte do povo, sistema que rendeu frutos eleitorais até  dar os péssimos resultados práticos de hoje.
Justiça se faça ao atual prefeito. Em seu primeiro governo tentou e chegou a desembaraçar algumas áreas. Tudo voltou ampliado e cinzento, infelizmente, no governo seguinte, quando a ocupação da Av. do Senhor dos Passos e do Parque Bernardino Bahia deu,  à cidade, terrível aspecto de abandono, desgoverno e de favela a necessitar, urgentemente, de creolina e polícia pacificadora.
Há, portanto, um gravíssimo problema, porque envolve muita gente, centenas de pessoas, que têm seu meio de vida em barracas, algumas chumbadas ao chão, outras com ligações de luz a água, para as quais a Prefeitura deve encontrar lugar para relocamento, o que não é tarefa fácil. Os barraqueiros são em tal número e adquiriram tal força dentro e fora da política, que estão unidos em associação para a defesa do que crismam de direitos que na verdade, legalmente, não têm.
Se as coisas continuarem no pé em que vão evoluindo, dentro de pouco tempo é possível que barraqueiros a exibir, em seus “estabelecimentos”, até manequins para a venda de roupas e acessórios da moda requeiram,  em  juízo, Usucapião de áreas do leito de ruas, praças e passeios da cidade. Saindo sentença favorável, o que é possível dentro do clima de alienação e desacertos que atualmente envolve o Brasil, vai dar trabalho para tentar reverter.
Felizmente, nos últimos dias, políticos se têm pronunciado contra a pretendida emancipação de Humildes, deixando de lado a versão de que Feira é rica e não necessita do Distrito. Tomaram juízo. Feira é rica, é verdade, mas de gente trabalhadora  e  diligente, que apesar de tudo sempre buscou o progresso.

Hugo Navarro da Silva - Santanopolitano, foi aluno e professor do Colégio Santanópolis. Advogado, jornalista escreve para o "Jornal Folha do Norte". Gentilmente, a nosso pedido, envia semanalmente a matéria produzida
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60