Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 26 de novembro de 2013

PERFIL DE CÉLIA BACELAR BAHIA



Nasceu em Feira de Santana, no dia 10 de abril de 1935. Filha de Paulo Permínio Bacelar e Simpliciana Oliveira Bacelar, a primogênita de 8 filhos.
Estudou o curso primário na Escola Maria Quitéria e nas Escolas Reunidas Agostinho Fróes da Mota, que era conhecida como a “Escola dos Currais Modelo’ hoje Museu de Arte Contemporânea. Ingressou no ginásio da Escola Normal através do famoso Exame de Admissão, onde cursou também o Magistério, recebendo o Diploma de Professora, no ano de 1954.
Submeteu-se ao concurso público estadual, sendo nomeada para o local denominado Pedras, distrito de Serrinha, em 1955. No ano seguinte foi transferida para Feira de Santana, ensinando numa escola situada no São João da Cazumbá, para a qual se locomovia de bicicleta, pois não havia transporte coletivo e era muito distante.
Depois de alguns anos, ensinou Ensino Religioso em várias escolas da rede estadual. Em 1970, foi transferida para o  35º B.I, ensinar na Escola Regimental, permanecendo até l 974, quando foi convidada para exercer o cargo de Vice-Diretora, do turno noturno da Escola Rotary até 1989, ano em que se aposentou.
Ensinou também no Ensino Médio, quando foi convidada pelo Capitão Arlindo Barbosa e o então Diretor do Colégio Santanópolis, Dr. Áureo de Oliveira Filho, para lecionar Educação Física, quando fui sua aluna, na década de 50. Participou de vários cursos, em Salvador,
capacitando-se para ministrar aulas nesta disciplina.
Mais tarde foi nomeada para ensinar no Instituto de Educação Gastão Guimarães e concomitantemente participou de desfiles cívicos, Desfile da Primavera no estádio municipal, quando existia a rivalidade dos desfiles e das bandas marciais entre os dois colégios.
No Colégio Santanópolis trabalhou 20 anos e no Instituto de Educação Gastão Guimarães, 30 anos.
Participou de cursos na área de educação, no 1° Ciclo de Conferência para Avaliação da Mulher, em 1977 e no Ciclo de Estudos de Política e Estratégia, em 1986 promovidos pela ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra).
Fez Licenciatura em Pedagogia de Curta Duração, com Habilitação em Administração, recebendo o Diploma em 15 de dezembro de 1978, pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
Atualmente está aposentada e faz parte do Grupo Beneficente Germina Silva, que se reúne semanalmente, a fim de confeccionar trabalhos artesanais que são revertidos para as pessoas carentes e instituições filantrópicas. Participa também do Grupo de Amigos do I.E.G.G. em reuniões mensais, de confraternização com os antigos colegas de trabalho para ajudar ao próximo.
Casou-se em 1962, como Sr. Hosannah José Bahia, funcionário do Banco da Bahia e ex-atleta do Fluminense de Feira. Desta união nasceram duas filhas: Karine, socióloga e Andréia, pedagoga. Já tem três netos: Luiz Carlos, Clarissa e Anel, que são suas alegrias da sua melhor idade. 

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Mestras do bem”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60