Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 14 de março de 2013

FRANCELINA CAMPOS DALTRO DE CASTRO


Quadro premiado "Zumbí dos Palmares"

Nasceu em Pontal - Ilhéus / BA, no dia 24 de dezembro de 1920. Filha de João Silva Campos e Rosa dos Santos Campos.
Cursou do primário ao Curso Normal no Convento Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus; estudou música no Reformatório de Música em Ilhéus.
Ensinou Canto Orfeônico no Instituto de Educação Gastão Guimarães e Colégio Santanópolis até 1968, em Feira de Santana, quando fui sua aluna no curso Pedagógico.
Foi Regente da Banda Marcial e do Coral do Colégio Santanópolis em Feira de Santana; Regente do Coral da Escola Parque (Anísio Teixeira); Regente do Coral do Colégio Central da Bahia, estes dois em Salvador.
Casou-se com o Sr. Osvaldo Marins Daltro de Castro (falecido), o qual era orador do Colégio Santanópolis, com quem teve sete filhos: Nadja Daltro (casada
 mãe de dois filhos - cantora Lírica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro);Vânia (falecida ainda bebê); Andréa Daltro (casada  mãe de 01 filho - cantora lírica popular e professora de canto); Dan (casado e pai de 05 filhos); Ana Rosa (casada e mãe de 01 filho); Fátima (casada e mãe de dois filhos; era bailarina clássica, dança moderna, Prof.a Dra da Escola de Dança da UFBA, Coreógrafa/ Intérprete, seu nome artístico era Fafá Daltro); Frances (casada e mãe de 02 filhos). Francelina tem 13 netos e 06 bisnetos.
Tinha como “hobby” a pintura; seu esposo era um grande incentivador da sua arte, que, numa simbiose, viviam em função um do outro. Ele confeccionava artesanalmente as telas, para que ela as pintasse, como também a estimulava no uso do piano. Depois que ele faleceu, em 1997, ela perdeu um pouco do seu brilho. Gostava também de fazer modelagens e hoje, se distrai com o croché e a leitura.
Em 1969, mudou-se para Salvador e ensinou música no Colégio Central da Bahia, onde também foi Coordenadora (1972 a 1981).
Em 1973, cursou Pedagogia pela Faculdade Olga Mettig, formando-se em 1976.
Aposentou-se em 1981.
Submeteu-se ao vestibular de Belas Artes pela UFBA, sendo classificada em 1° lugar, formando-se aos 66 anos de idade, em 1983, e, posteriormente, fez graduação em História das Artes (UFBA).
A partir de 1986, coordenou o CFA (Centro de Fomento ao Artesanato) no Pelourinho (sede), ligado ao artesanato do Instituto Mauá.
Fez reformas nos vitrais e pinturas do Palácio da Aclamação do Campo Grande e o da Praça Municipal.
Em 1987, participou de um concurso da Prefeitura Municipal de Salvador, onde foi premiada com a colocação, com o quadro denominado “Zumbi dos Palmares”
*, o qual se encontra em exposição na Câmara Municipal de Salvador/BA (quadro doado à Prefeitura após premiação).
Como se diz num provérbio popular, Professora Francelina é uma mulher dos “sete instrumentos” 

Fonte: Oliveira, Lélia Fernandes de, “Mestra do Bem”
 

Um comentário:

  1. Evandro, o quadro Zumbi dos Palmares não é o que está postado. Te enviarei amanhã.
    Oquando se encontra em exposição na Camara de Vereadores em Salvador.

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60