Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 27 de março de 2013

A CANONIZAÇÃO DO SÃO PATRÃO

Carlos Pereira de Novaes



            Este professor, quando freqüenta as seções plenárias do sindicato de sua categoria, este local sagrado de luta pelas nossas causas, à vezes, nota algumas atitudes, de pessoas ou de movimentos, que deveriam ser analisadas com mais profundidade, que é a ojeriza, esta é a palavra certa, que alguns dos companheiros têm pelos patrões, estes santos que nos paga, ou bem, ou mal, mas nos paga, reclama, mas paga, ou seja, podem ser sacanas, como já bem definiu a música do Tiririca, mas são nossos amigos.
            Ele é sacana mas é meu amigo. Palavras sábias, ditas por um sábio.
            Você já experimentou pedir dinheiro para um sindicalista? Eu não disse o sindicato, mas sim, sindicalista? É difícil. Mas não é difícil por que ele é bom ou é ruim. É difícil por que ele não tem o hábito de pagar, de circular o dinheiro, que os patrões, ou mal ou bem, têm, e assim, é bem mais fácil você conseguir dinheiro com um patrão, do que com um companheiro, embora os dois são dois santos meio diferentes, um briga pelas melhores condições de trabalho e o outro, briga pelas condições do dinheiro, que é um negócio difícil de se conseguir, pois todo mundo o quer.                
            Assim, para estes companheiros, que não gostam muito desta figura, eu recomendo cautela, por que sem eles, adeus sindicato, adeus condições boas ou más de trabalho, adeus trabalho, adeus dinheiro. Fica parecendo na Coréia, que não tem patrão, mas não tem dinheiro e sem dinheiro e patrão, fica sem o trabalho e sem trabalho e dinheiro, adeus socialismo, por que socialismo sem dinheiro, é um saco. Só conversa e barriga vazia? Não dá! Tem que ter lá um patrãozinho, que vai buscar a nossa bufunfinha do dia-a-dia, o nosso capilé.
            De forma que para estes companheiros, que não amam os patrões, nós recomendamos cautela. Ponham uma imagem de São Patrão lá no seu altar, porque conseguir dinheiro hoje em dia, está difícil e querer coisas demais pode sufocar o bichinho, tadinho, que pode resolver ser outro funcionário ou mesmo companheiro e ai, a concorrência vai aumentar e adeus socialismo inteligente.
            Socialismo é bom demais, mas socialismo sem uma pequena dose de patrão, não é bom, é muito teórico e o ideal é um socialismo mais prático, com um patrãozinho que nos traga um trocadinho, por que senão, a vaca vai é para o brejo, por que ir atrás de dinheiro, macho, êta caçada difícil.      
            Bem, eu sei que alguns companheiros vão até me criticar, mas esta é a minha opinião, de observador independente mas dependente de meu patrão, o tal do governo, que é um outro santo que precisa também ser mais observado, com mais carinho e menos ódio, pois é ele é que nos chove todo mês. Use-o e não abuse-o e vamos fazer uma sociedade igualitária mas inteligente e por em nossos altares alguns santos que merecem também a nossa atenção.
            Salve todos estes santos que nos merecem a consideração. Uma canoa para andar precisa de um remo e de um remador.
           
F. de Santana, março/2013. Prof. Carlos Novaes.carlospdenovaes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60