Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

III ENCONTRO DE SANTANOPOLITANOS


EX-ALUNOS, EX-PROFESSORES E EX-FUNCIONÁRIOS DO SANTANÓPOLIS REÚNEM-SE NO FEIRA TENIS CLUBE EM CLIMA DE FESTA E CONFRATERNIZAÇÃO. 

Os encontros de ex-colegas de escolas e universidades acontecem no mundo inteiro, mas sempre foi uma prática pouco usada em nossa região. Embora já aconteça esporadicamente, o evento promovido nesta oportunidade pelos ex-administradores, ex-professores, ex-funcionários e ex-alunos do Colégio Santanópolis, em Feira de Santana, tem uma característica muito especial. Uma vez que o colégio encerrou suas atividades há alguns anos e teve sua época áurea quando Feira era uma cidade com uma identidade muito forte, na qual os cidadãos e a sociedade da cidade se reuniam para festas e encontros em três clubes: Cajueiro, Tênis e Euterpe, este último remanescente da época das filarmônicas: 25 de Março e Vitória, que precederam os modernos clubes sociais, mais abertos e mistos politicamente, características que os diferenciavam das antigas Filarmônicas. Ou seja, de uma época na qual os feirenses conheciam-se e reconheciam-se, mesmo que fosse "de vista". O que faz da reunião dos Santanopolitanos, um encontro de feirenses tradicionais e de famílias tradicionais que verdadeiramente construíram esta cidade.
No sul do Brasil, é bem mais comum estes encontros de ex-colegas, tanto em colégios como em universidades, que acontecem praticamente todos os anos, o que é uma convenção de cada grupo. É sem dúvida uma forma de preservação da identidade do indivíduo, de rever amigos da juventude e de até ganhar estímulo para rever, e quem sabe, retornar aos sonhos da infância e/ou da adolescência. A reunião dos Santanopolitanos é ainda mais importante, pois nos reporta aqueles momentos que vivemos em uma cidade da qual nos orgulhávamos e para qual tentávamos fazer o melhor em busca de um progresso, que não sabíamos, mas que quase destrói nossa identidade e nossas tradições.
O Viva Feira compareceu ao III Encontro de ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários do saudoso Colégio Santanópolis e registrou em fotografias tudo que foi possível, criando dois álbuns para permanecerem como lembranças de uma festa, que na verdade representou um encontro com nossos amigos, colegas, contemporâneos e principalmente com nós mesmos. Confiram as fotos nos dois álbuns nos links abaixo:
http://www.vivafeira.com.br/grupo_editorias.php?assunto=1
Este texto foi publicado no endereço acima pelo Santanopolitano EMANOEL FREITAS.
Não deixem de visitar o site acima, tem várias fotos do III ENCONTRO.

Um comentário:

  1. O Colégio Santanópolis, foi Modelo em Fira de Santana, um marco na Educação de nossa cidade, inesquecível. Tenho orgulho de ter estudado e me formado no Santanópolis!

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60