Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

PERFIL DE GIL MÁRIO DE OLIVEIRA MENEZES

Nasceu em Salvador, Bahia, em 1947.
Filho de Gilberto Torres de Menezes e Maria Cristina Oliveira Menezes.
Estudou do 1º ao 4º primário no Colégio Sophia Costa Pinto, em Salvador e da 5ª e os quatro anos ginasial, no Colégio Santanópolis, o cientifico no Colégio Central de Salvado, 1º 2º anos e 3º ano no Colégio Ipiranga formou-se em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, em 1979, e Educação Física, pela Escola Superior de Educação Física de Pernambuco, em 1972.
É Professor Titular B da Universidade Estadual de Feira de Santana desde sua fundação em 1976. Em 1993, recebeu incentivo por Produção Cientifica Artístico e Cultural pela UEFS, através dos Departamentos de Saúde e de Letras e Artes.
Elaborou, em 2000, como organizador, o catálogo do acervo do Museu Regional de Arte de Feira de Santana. Em 2001, foi curador da “Coleção Inglesa” do MRA-Feira, representando o CUCA/UEFS na exposição “Coleções Brasileiras”, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, de Brasília, Distrito Federal. Em 2001, assumiu a Curadoria do Museu Regional de Arte – CUCA/UEFS. Em 2002, foi membro da Comissão de Implantação do Curso de técnicas de Museus para Agentes Cultural pela UEFS/CUCA e empossado na Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, tendo como Patrono Áureo Filho. É membro do Conselho Fiscal do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana: primeira diretoria, 2003/2005 e do biênio 2006/2008
Como crítico, assina a coluna Arte no Brasil, especializada em cultura e artes plásticas do jornal feirense “Noite e Dia”, além de compor seu conselho Editorial desde sua fundação em 20 de setembro de 1998. Atualmente assina a coluna Universo das Artes no Jornal Folha do Estado da Bahia.
Em 2005 integra a Comissão de Seleção e Premiação do XXXII Salão Regional de Artes Plásticas da Bahia, da Fundação cultural do Estado da Bahia, no Centro de Cultura Amélio Amorim e em 2006, integra a Comissão  de Seleção e Premiação do VI Concurso Feirense de Fotografia Profissional – “Sertão Feirense” – Seu Povo, Seus Aspectos e seus Costumes – BA. 
Em 2007 como Curador do Museu Regional de Artes de Feira de Santana planeja as comemorações dos 40 anos do Museu com a exposição individual do artista plástico César Romero e implanta a Biblioteca Setorial Ernesto Simões Filho – BSES além de nomear as alas do MRA com seus fundadores de 1967.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60