Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

AVENIDA SENHOR DOS PASSOS NO TEMPO

Evandro J.S. Oliveira
Estas fotos estão sequenciadas cronologicamente, com possíveis erros. Tentaremos marcar a época por detalhes conhecidos, se o leitor encontrar sinais que comprovem o acerto ou erro, será interessante fazer comentário corrigindo ou confirmando.

Foto 1 - A primeira foto mostra a localização antiga da capela com o cemitério, no centro onde é hoje o início da av. Getúlio Vargas; o casarão ao lado foi desapropriado para juntamente com o cemitério,  construír a Prefeitura, em 1922. Ver matérias neste Blog: DOMINGO, 5 DE MARÇO DE 2017 ABERTURA DA AVENIDA MARIA QUITÉRIA http://ginasiosantanopolis.blogspot.com/2017/03/abertura-da-avenida-maria-quiteria.html

Foto 2 - Esta é a foto mais antiga do arquivo do Blog. Reparem que ainda não havia poste de luz elétrica nem calçamento.

Foto 1 - Capela Senhor dos Passos com cemitério e Casarão
Foto 2 - Sem posteação e calçamento 
Foto 3 - Como as primeiras, a atual av. Senhor dos Passos se chamava rua Barão de Cotegipe, como mostra a inscrição abaixo da foto. Esta já tinha poste, mas bem rústico, certamente era madeira do propio município não fazendo parte de sistema regional. Também ainda não tinha calçamento.
Foto 4 -  Já a posteação era padronizada, deduz-se que provavelmente fazia parte do sistema Estadual de Bananeiras, década de 30.
Foto 3 - ainda sem calçamento mas com poste de iluminação.
Foto 4 - os canteiros centrais recém construído, pois ainda não tinham plantado as árvores, também década de 30. Vê-se a no meio, lado direito a "Casa da Torre", defronte onde hoje é o "Centro Comercial Arnold Silva".
Foto 4 - 
Foto 5 - me parece já ter um arbusto do que seria a arborização dos canteiros centrais. 
Fotos 6, 7 e 8 - vamos identificar a ordem cronológica pelo crescimento das plantas.
Foto 5 -
Nota-se, na foto seis, poste com luminárias, tinha o no de globo na entrada do Paço Municipal, que na foto 9, de 1945, já não existiam.
Foto 8 - legenda escrita na foto registra o atual nome da av. Senhor dos Passos, não sei precisar a data da mudança do nome.
Foto 9 - Festividade em comemoração do término da 2ª Guerra, abril de 1945.
Foto 6 -

Foto 7 -
Foto 8 - 
Foto 9 -
  As fotos 10, e 11- a ordem de postagem foi calcada nos modelos dos veículos, naturalmente sujeitas a erro. Não existia mais os canteiros centrais, mas continuava os poste no centro da avenida.
Foto 10 -
Foto 12 - Não aparece mais os postes no centro da avenida. Ainda existia o abrigo da praça João Pedreira, de frente a avenida Senhor dos Passos






Foto - 11









Foto - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60