Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 5 de março de 2017

ABERTURA DA AVENIDA MARIA QUITÉRIA - III

Evandro J.S. Oliveira
Postamos duas vezes, 12.09.2015 e 04.12.2015, como foi criada a avenida Maria Quitéria, hoje avenida Senhor dos Passos, que também nesta época se chamava rua Barão de Cotegipe.
Usando fontes de pessoas, Professor Joselito Amorim, Historiador Doutor Clóvis Ramayna Moraes; documentos e publicações -"Nem Tanto ao Mar Nem Tanto a Terra" de Freire, Luiz Cleber Moraes; tento localizar as mudanças que esta área sofreu.
Como já relatamos anteriormente, o Intendente (Prefeito) da época, 1922, Bernardino Bahia, cortou a rua Barão de Cotegipe, na mesma largura da praça João Pedreira, relocando a Capela Senhor dos Passos, para o local onde hoje é a Igreja do mesmo nome, o cemitério, o casarão - que hospedou D. Pedro, de propriedade de Felipe Pedreira de Cerqueira, foi erradicado. Criando a AVENIDA MARIA QUITÉRIA, em 1948 o Prefeito Agnaldo Boaventura, getulista, trocou o nome para avenida Getúlio Vargas, criando uma pendenga política, mas aí é outra história. No local implantou o Paço Municipal. Junto foi construído um casarão que em 1933  Áureo Filho adquiriu com a finalidade de Internato (foto abaixo), depois Cine-Auditório-Santanópolis, depois Cine Timbira e hoje Lojas Americanas.

Vista da antiga Capela Senhor dos Passos e sobrado do comendador
Felipe Pedreira Cerqueira - Fonte acervo de Luiz Cleber Moraes Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60