Evandro J.S. Oliveira |
Usando fontes de pessoas, Professor Joselito Amorim, Historiador Doutor Clóvis Ramayna Moraes; documentos e publicações -"Nem Tanto ao Mar Nem Tanto a Terra" de Freire, Luiz Cleber Moraes; tento localizar as mudanças que esta área sofreu.
Como já relatamos anteriormente, o Intendente (Prefeito) da época, 1922, Bernardino Bahia, cortou a rua Barão de Cotegipe, na mesma largura da praça João Pedreira, relocando a Capela Senhor dos Passos, para o local onde hoje é a Igreja do mesmo nome, o cemitério, o casarão - que hospedou D. Pedro, de propriedade de Felipe Pedreira de Cerqueira, foi erradicado. Criando a AVENIDA MARIA QUITÉRIA, em 1948 o Prefeito Agnaldo Boaventura, getulista, trocou o nome para avenida Getúlio Vargas, criando uma pendenga política, mas aí é outra história. No local implantou o Paço Municipal. Junto foi construído um casarão que em 1933 Áureo Filho adquiriu com a finalidade de Internato (foto abaixo), depois Cine-Auditório-Santanópolis, depois Cine Timbira e hoje Lojas Americanas.
Vista da antiga Capela Senhor dos Passos e sobrado do comendador Felipe Pedreira Cerqueira - Fonte acervo de Luiz Cleber Moraes Freire |
Nenhum comentário:
Postar um comentário