Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 6 de novembro de 2018

A P-ADA

Pergunta-se: qual foi o primeiro número p estudado na história?
Foi a relação entre o raio do círculo e o seu perímetro, que é a relação
mais simples de p do círculo. Dizem que quem calculou seu primeiro valor foi
Arquimedes. Bem, é o que dizem, né...! Sei lá! Onde P é o perímetro do círculo
e r o seu raio:
P = 2*p1*r @ 2*3,1*r 1
Nesta mesma época Euclides utilizou a relação 1 em negrito, adotando o p como 3,1 e formulou os princípios da trigonometria do triangulo retângulo, estudando as relações dos lados do triangulo retângulo e seus ângulos. Veja que Euclides usou o p relativo ao perímetro do círculo, que chamaremos de p1.
Supomos que Arquimedes e Euclides usaram barbante nestas análises.
O p relativo à área do circulo, A=p2*r2, sinceramente não sabemos que o determinou, primeiramente, mas deve ter sido calculado nesta mesma época e tomado como 3,1, já que naquela época, na Grécia, ainda não havia o sistema de medida de hoje, moderno.
O valor de p2, da área, só foi melhor analisado na época moderna, com Taylor, que estudou as séries de Taylor, em diante, daí adotou-se o valor de como sendo único para as relações do círculo.
Veja, quem diz o que está aqui sou eu, professor Novaes, baseado em meu parco saber de história da matemática, mas a realidade do fato não deve estar longe do que dissemos e também não é o mais importante.
Depois da época de Newton e Leibniz e do cálculo integral e agora, mais modernamente, pode-se calcular o valor de p como sendo um único só: p. Eu posso calculá-lo em minha maquininha Hp com cálculo integral numérico com onze casas decimais.
p = 3,141592653359... 2
Pois bem! E o cálculo do p relativo ao perímetro do círculo? Ele é igual ao p da área ou igual ao p das séries? É? É mesmo? É por quê? Existem cálculos modernos desta determinação? Não. Adota-se como único e pronto.
Porreta! A gente se esgoela para este povo acordar e nada...!
Por que o valor de p1 é igual ao valor de p2 e igual a 3,141592653359?
O valor de p1, o mais importante da história, simplesmente foi adotado e todo mundo acha que ele é 3,141592653359...! E ainda batem palmas!
Cadê os cálculos? É só conversa mole?
Gauss tentou estudar o assunto com as tais integrais de linha e parou.
Pois bem, como eu gosto de matemática e sou bonzinho, estou dando R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) Para o gaiato que calcular o p1 e o p2 com toda esta precisão. Vocês por acaso já calcularam o valor de p1?
Agora é calcular e demonstrar e não é com estes cálculos bizarros que estão nos livros não, como o da expansão. Este método é para calcular o valor das áreas e dos perímetros dos círculos inscritos e circunscritos conhecido o p.
Êta povo ruim de matemática e desatenciosos. Só tem fuleirada. Só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60