Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

PERFIL DE JOÃO CARLOS LOPES CAVALCANTE

João Carlos L. Cavalcante
Nasceu em Feira de Santana, Bahia, no dia 24 de junho de 1951. Filho de Alarico Pedreira Cavalcante e D. Noélia Lopes Cavalcante.
Estudou o primário na Escola João Florêncio Gomes com a Profª Carolina dos Santos. Submeteu-se ao Exame de Admissão no Colégio Estadual, mas cursou o 1º ano de ginásio no Colégio Santanópolis. Com o alvo de preparar-se para o vestibular foi para Salvador e cursou o 2º, 3º e 4º anos, no Colégio Severino Vieira. Transferiu-se para o Colégio Estadual da Bahia, onde fez o Curso Cientifico.
Cursou Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em Salvador, formando-se na turma de 1974. Ingressou no Hospital de Marília, São Paulo, para fazer residência em Psiquiatria, mas aconselhado por Dr. Carlos Kruschewsky retorna a Bahia, para se credenciar no instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e começa a trabalhar no Hospital Colônia Lopes Rodrigues, em Feira de Santana, no dia 14 de março de 1976.
Fez Especialização em Psiquiatria, no Hospital Juliano Moreira, em
Salvador. Ainda quando fazia especialização, residiu durante três anos no Hospital Juliano Moreira, formou um grupo de acadêmicos, que era uma família e dividia todos os sentimentos familiares: união, compreensão, paciência, respeito, solidariedade, etc. No meio de mais de 1000 pessoas com transtornos mentais, nunca foi agredido por elas, ao contrário sentia o lugar mais seguro da sua vida.
Em março de 1975, montou um consultório particular e ao mesmo tempo em que trabalhava no Hospital Colônia Lopes Rodrigues, onde exerceu o cargo de Vice-Diretor (1978-1982) e posteriormente foi galgado para Diretor (1982 - 1984). Ainda exerceu outros cargos diretivos:Municipal de Feira de Santana. Dá nome a um CAPS em Feira de Santana.
Irmão da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana fez parte
da Mesa Administrativa assumindo a função de Tesoureiro.
Participa de Cursilhos da Cristandade e é membro da Santa Casa de
Misericórdia.
Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Feira de Santana, tomando posse no dia 01 de janeiro de 2009 até 2010.
O seu lema de vida é contribuir com os seus serviços, para melhorar
a qualidade de vida dos seus munícipes e dar uma visão de equilíbrio do ecossistema. Hoje vive esta filosofia: "Vivo sem ter razão, quero ser feliz."

Um comentário:

  1. Devo minha estabilidade emocional a esse excelente profissional.

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60