Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

ANTONIO FAUSTINO, GÊNIO DOS FÁRMACOS

Evandro J.S. Oliveira

Pedro Brito Sobrinho, pai do nosso maior urbanista, J.J. Lopes de Brito e da Profª Maria de Lourdes Brito Portugal, estes Santanopolitanos, contraiu a doença do TIFO, antigamente doença epidêmica com grande índice de fatalidade[i]. O médico era o famoso Fernando São Paulo, frequentemente visitava o enfermo na tentativa de debelar a doença, prescrevia mais remédios, sem sucesso. Pedro Brito a cada dia piorava, com febre extrema, características da enfermidade.
Profª Maria de
Brito Portugal
J.J. Lopes de Brito
década de 40
Uma noite, Dr. Fernando São Paulo, verificando o estado da doença de Pedro Brito, constatou o inevitável, estava em estado final, aí “Jogou a Toalha”. Anunciou aos presentes que não teria mais nada a fazer, voltaria no outro dia para entregar o atestado de óbito. Os presentes consternados e chorosos foram providenciar as exéquias para o enterro a ser realizados no dia seguinte.
Antônio Faustino, cunhado e amigo de Pedro Brito, era entendido em farmacologia, estudioso sentado à beira da cama do paciente, indignado com a quantidade de remédio que ia se perder, começou a ler a bulas. Sozinho no quarto, resolveu misturar todos os remédios, e de meia em meia hora, dava uma dose ao provável futuro defunto, madrugada a dentro, chegou a consumir dois terços da “bebericagem”.
Pela manhã, Dr. Fernando São Paulo, entrando no quarto com os familiares, deparou-se com Antônio Faustino recostado na cadeira, exausto cochilando, examinando Pedro Brito, constatou uma melhora impressionante, já no parecer dele, fora de perigo,
O problema, era como saber a mistura e as doses específicas para continuar a medicá-lo, como restava mais um terço do remédio, foi continuado o tratamento.
Pedro Brito Sobrinho, viveu muitos anos. 


[i]tifo foi uma importante causa de epidemias antes da Segunda Guerra Mundial. ... Alguns historiadores acreditam que foi o tifo a doença misteriosa que atingiu Atenas no século de Péricles (430 a.C), um evento associado ao declínio dessa grande cidade-estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60