Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 18 de novembro de 2018

FUTURA UNIVERSIDADE DE FEIRA DE SANTANA

Trecho da
publicação na
Folha do Norte
Mais uma nobre realização da diretoria do Colégio Santanópolis - Fala-nos o dr. Áureo Filho

 Incontestavelmente, Feira de Santana está caminhando para um futuro promissor. Não é somente a cidade bonita, de ruas largas, de habitações modernas, não é somente a cidade princesa do sertão bahiano. Ela é também a cidade luz do Nordeste, onde o nível educacional, apesar de ainda não estar vivendo um instante ideal, cresce para um porvir de mais trabalho e de maiores glórias.
Áureo Filho
        O ensino primário, sem a amplitude de desenvolvimento que deveria ter, estendendo-se ao subúrbio, fazendas, etc., com igual intensidade, conta, nesta urbe, com grande número de escolas onde crianças de todas as classes sociais recebem lições de primeiras letras. O ensino secundário chegou ao máximo com a passagem do Santanópolis de Ginásio a Colégio. E eis que agora sabemos que brevemente a Feira será dotada de um Escola Técnica Comercial, uma velha aspiração da diretoria do Santanópolis. Logo depois que nos chegou a notícia, rumamos para o dito colégio. Era preciso que soubéssemos de mais detalhes, para darmos com mais força esta nota alvissareira para todos os feirenses.
Fala-nos o dr. Áureo Filho
        Quando chegamos àquela casa de ensino, encontramos seu diretor em plena atividade, fiscalizando uma das provas parciais, que ali, era se realizam. Logo soube o que queríamos,
       
E a uma pergunta nossa, respondeu; o jovem educador;
“Rui Barbosa quando esteve nesta cidade, maravilhado pela amenidade do seu clima, encantado pela beleza das suas ruas silenciosas, afirmou que Feira de Santana era a “cidade universitária”...  A profecia do gênio, parece que tende a se realizar”.
Sorriu.  Fitou os alunos que ali estavam, preocupados com quesitos. Sonhando notas ótimas, as boa média no fim do ano, ...
      "Já foi requerida – continua o dr. Áurea Filho – ao Departamento Nacional do Ensino (Divisão do Ensino Comercial) a oficialização da Escola Técnica de Comércio Santanópolis, que será a semente da futura universidade de Feira de Santana”.
Pensou um instante. Olhou novamente os alunos. Prosseguiu depois;
A universidade ainda é um sonho. Não sei se chegarei a realizá-lo, mas, pelo menos, aí fica o início, que, estou certo, os vindouros farão tudo para concretizar”.
O espírito grandemente realizador do dr. Áureo de Oliveira Filho, trouxe mais uma vez à sua terra um grande benefício. A Escola Técnica de Comércio Santanópolis prestará desmedidos serviços, não só aos moços desta cidade, mas também a jovens do Nordeste e do recôncavo bahiano. Esse fato auspicioso, dá-nos a certeza de que a terra de Ovídio evolui.
Estamos certos que os homens que nos governam compreenderão o alcance dessas iniciativas, que visam, principalmente, o benefício à coletividade. É preciso que os poderes públicos colaborem com o dr. Áureo Filho que certamente, terá de lutar com grandes dificuldades para enfrentar empecilhos naturais de empresas desse gênero.
O diretor do Colégio Santanópolis é um dinâmico lutador pelo progresso intelectual da nossa cidade, mantendo, por isso, em seu estabelecimento de ensino, elevado número de alunos gratuitos, reconhecidamente pobres.
Os governos do Município, do Estado e da União devem, por todos meios, incentivar determinações de tal ordem, pois, como dissemos acima, uma escola técnica profissional, em Feira de Santana, beneficiará toda a zona sertaneja da Bahia.

Publicada no jornal "FOLHA DO NORTE", edição nº 840 de 14 de outubro de 1944.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60