Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 15 de abril de 2015

OS ASTRÓLOGOS E O CANDOMBLÉ

Para quem acredita em astrologia, não é o meu caso, a analogia entre os astrólogos e zeladores de santo do candomblé. 
Áries - 21/03 a 20/04
Oxum - 01 a 31/03
lemanjá -
  01 a 30/04
Os arianos são pessoas dinâmicas, corajosas, impetuosas geral, precipitadas. Agem por impulso e têm facilidade iniciar as coisas. São francos e não gostam de ser contrariados. Seu dinamismo é invejável.
No mapa de regência dos Orixás, encontram-se inteiramente imersos nas águas, equilibrando-se entre ás índoles dos Filhos de Oxum e lemanjá. Enquanto a primeira, deusa dos rios, destacando-se pela vaidade procura sempre a beleza, a segunda, deusa da foz dos rios e quebra-mares, ou mesmo rainha do mar, como é conhecida, evidencia-se pelo ciúme que, embora procurando não demonstrar, prefere aguardar a hora da revanche. É, portanto vingativa. Todavia, sendo poderosa e atraente, quando invocada por quem conhece os seus caprichos, propicia inestimáveis favores e ajudas. Por tudo isso, os seus filhos tendem a ser pessoas voluntariosas.
Os arianos se equilibram, portanto, entre a vaidade e o ciúme e, por esse motivo, não pensam muito e nem tendem a calcular o risco do que fazem. Entre o pensar e o agir, existe apenas um e uma situação. O imponderável se mostra, quase sempre mais atraente que o concreto. Esse fator característico é imprescindível para a manutenção e defesa dos seus defeitos e qualidades qual for a direção dos julgamentos.
Fonte: Senna, Ronaldo, "Feira dos Encantados" pg. 88 Editora da UEFS.
O professor, doutor, Ronaldo de Salles Senna é Antropólogo, marca sua trajetória na Universidade Estadual de Feira de Santana pelos estudos qualitativos sobre religiosidade popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60