Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

TORNEIO CHARADISTICO

Evandro J. S. Oliveira
TORNEIO CHARADISTICO publicado no jornal “SANTANÓPOLIS”, 30 setembro de 1954, que reproduzimos o primeiro teste no nosso Blog no dia, 02 de janeiro de 2014 .
Aqui vai meu palpite, acho que dos quatro desafios, consegui acertar três:
1)-O instrumento aqui é roedor. 1-1
R. instrumento=pa, aqui=ca, roedor=paca;
2)-A irmã aqui é árvore. 2-1
R. irmã=mana, aqui=ca, árvore=manacá;
3)-O padre com a nota preparou o veneno. 2-1
R.. ?????
4)-Esta nota é da Casa da Moeda. 1-1
R.. nota=dó, Casa=lar, Moeda=dólar
Antigamente havia muitos torneios charadísticos em todo o Brasil, eu não fazia parte dos bons concorrentes, bom mesmo era o organizador deste Torneio Dasil, cognome de Oyama Pinto da Silva, era formidável, disputava torneios interestaduais e tirava ótimos lugares. Inclusive, se não me engano, chegou a fazer um dicionário de sinônimos de charadas.
Um caso interessante, seu primo Hugo Silva, um eterno gozador, chegando na “Folha do Norte”, encontrando Oyama pensativo criando charadas falou: Oyama, decifra esta: Leão, Girafa, Jacaré 3 e 2.

Passado um tempo, depois de quebrar a cabeça, Oyama desistiu, procurou Hugo e pediu pinico (expressão dos tempos idos, igual me rendo), não consegui responder a charada, e Hugo que charada? Aquela dos bichos, Leão Girafa e Jacaré. Hugo desatando a rir, que nada rapaz eu inventei, não tem solução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60