Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

PERFIL DE FABÍOLA PORTUGAL FARIAS


Nasceu em Feira de Santana, no dia 27 de junho de 1939. Filha de Elmano Simões Portugal e Maria de Lourdes Brito Portugal.
Muito cedo foi alfabetizada por sua tia, a Profª Margarida Brito, que lhe preparou, dando-lhe condições de se matricular no 2° ano primário, na Escola Anexa à Escola Normal, ainda funcionando no CUCA, que permaneceu nesta escola até a sua formatura em Magistério, em 1956.
Em 1957, começou a ensinar História e Geografia no Colégio Santanópolis, que era admirada por todos como uma das mestras mais bonitas.
Concursada pelo Estado em 1959 e nomeada para ensinar no Orfanato Evangélico, quando este se localizava na Praça da República.
Sendo sua genitora, Profª. Maria de Lourdes Brito Portugal, Delegada Escolar, foi convidada para ser sua assessora durante a sua gestão.
Trabalhou na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, quando pertencia ao Lyons Clube de Feira de Santana; foi transferida para o setor da Merenda Escolar e logo após foi nomeada Diretora do Grupo Escolar Imaculada Conceição, onde permaneceu por 10 anos.
Neste período, fez Licenciatura em Pedagogia com Habilitação em Administração, recebendo o Diploma em 15 de dezembro de 1987, pela Universidade Estadual de Feira de Santana, promovido pela Secretaria Estadual da Educação.
Retornou para a Merenda Escolar e daí foi para o Orfanato ACM, onde se aposentou. Concomitante ao Estado exerceu a função de diretora da Biblioteca Municipal Arnold Silva, no governo de Prof, Joselito Amorim. Foi presidente do International Women’s Club de Feira de Santana, membro da Lyons Clube de Feira de Santana e do grupo de costura de Germina Silva, que há 37 anos trabalha em prol dos mais carentes.
Casou-se em 1964 com o ex-vereador Werther Mascarenhas de Farias, in memoriam, com quem teve os filhos: José Elmano Portugal Farias, empresário; Sérgio Ricardo, empresário e Ana Cristina, administradora de empresa e empresária, os quais lhes deram seis netos: Lise, Ive, José Elmano, Luca, Luan e João, que são as suas alegrias hoje.
Seu hobby, além da leitura e costura, principalmente o croché, são as viagens que a fascinam. Fez seis viagens internacionais ao Canadá, aos Estados Unidos; no Brasil, no sul do país, visitou todos os estados e do nordeste esteve até em Fortaleza.

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Mestras do bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60