Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 12 de janeiro de 2014

PERFIL DE ENEDITH BRAZ DA SILVA

Nascida na Fazenda Alto Alegre, município de Baixa Grande, BA, no dia 16 de setembro de 1942. Filha de João Braz de Oliveira e Liberina Vieira Braz.
Enedith teve como primeira professora sua genitora, a Sra Liberina e aprendeu em seu colo as letras do alfabeto. Estudou na Escola Plínio Tude de Sousa, lá recebeu prêmios por ser uma aluna aplicada, responsável e que tinha sede de conhecimento.
Em fevereiro de 1956, mudou-se para Feira de Santana a fim de continuar os seus estudos e fazer o Exame de Admissão, no Colégio Santanópolis, para avaliar se estava apta, ou não, para cursar a 1ª série ginasial, sendo aprovada e aos 17 anos iniciou o curso de Magistério, no mesmo Colégio e aos 20 recebeu o tão sonhado diploma de professora, em 1962.
Foi professora de reforço escolar (atividade iniciada aos 10 anos de idade quando ensinava os filhos das lavadeiras e dos caseiros da fazenda) e de Escola Pública durante muitos anos, fato que é motivo de orgulho para esta educadora que escolheu Feira de Santana para viver.
Em 1972, Enedith fundou a Escola Meu Doce Lar que alguns anos depois recebeu o nome de Escola João Paulo 1, em 2011.
A escola que começou no fundo do quintal, com 64 alunos, passou por diversos desafios, vencidos pouco a pouco pela sua fundadora e os que trabalhavam com ela. A Escola João Paulo 1 foi cresc
endo, pois sempre desenvolveu um trabalho de qualidade e hoje é referencia na cidade de Feira de Santana, que se encontra em sua nova  sede. acolhendo 860 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II.
A interação família-escola passou a ser valorizada a tal ponto que hoje os pais se sentem membros da Escola, tornando mais fácil a convivência e a participação em todos os projetos que ali são executados.
Foi casada com o Sr. Antônio Ferreira da Silva (falecido em 2012) com o qual teve quatro filhos: Rita de Cássia Braz dos Santos Silva, Pedagoga; Eliane Braz da Silva Azevedo, Administradora de Empresas; Judinara Braz da Silva Mota de Carvalho, Administradora de Empresas e Psicóloga e Antônio Ferreira da Silva Junior, Administrador de Empresas. Atualmente tem 9 netos. O exemplo de Enedith enraizou-se em sua família, pois dos quatro filhos, três são educadoras.
A educação corre nas veias desta gestora que, aos 64 anos, resolveu voltar a estudar, prestou vestibular, foi aprovada e em março de 2010, aos 68 anos, concluiu o curso Universitário, formando-se em Tecnologia dos Processos Gerenciais, na UNOPAR.
São mais de 50 anos dedicados à Educação, sendo 38 anos de Escola João Paulo 1. Em reconhecimento a uma vida dedicada ao ensino, Pró Enedith, como é carinhosamente chamada, recebeu diversos prêmios, a exemplo da Comenda Áureo Filho, concedida pela Câmara de Vereadores; a Bênção Especial de Sua Santidade o Papa João Paulo II; dois prêmios Top of Mind; o Título de Escola Destaque no Repórter Mirim; o Prêmio Educador do Ano/ 2012, instituído pela Academia de Educação de Feira de Santana.
Vale ressaltar, ainda, que a Profa Enedith continua atenta a tudo e a todos, transmitindo com serenidade e sabedoria a experiência adquirida ao longo dos seus 70 anos de vida. Ao ser indagada de onde retira tanta jovialidade, ela está sempre pronta a responder através de algum trecho extraído do livro sagrado, como por exemplo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13) ou seja:
“com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”.

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Mestras do bem”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60