Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PERFIL DE JOÃO DURVAL CARNEIRO



Nasceu em Feira de Santana, no distrito de Ipuaçu, que hoje leva o seu nome, no dia 08 de maio de 1929.
Filho de João Baptista Carneiro e Durvalina Almeida Carneiro.
Estudou o curso primário com a Prof. Jacyra dos Santos Almeida, a quem prestou uma homenagem, quando governador, nomeando uma escola pública, o segundo grau no Colégio
Santanópolis e o terceiro grau na UFBA, em Odontologia, diplomando-se no ano de 1953.
Casado com Dra. Yeda Barradas Carneiro, (arquiteta) com que teve sete filhos: Márcia Mércia, João Henrique, (prefeito de Salvador
- 2005-2008) Antônio Sérgio, (vereador em Salvador) Maria Cristina, Luiz Alberto, Georgina Maria e Maria da Graça.
Exerceu a profissão por muitos anos em Feira de Santana, sendo um dos primeiros dentistas da cidade. Foi proprietário da Empresa de ônibus São Paulo. Exerceu ainda a função de diretor do CEDIN, órgão vinculado à Secretaria de Indústria e Comércio do Estado da Bahia (1971
1974).
ingressou na política, elegeu-se vereador, por duas vezes, sendo presidente no período de 1961 a 1963. Como vereador, na época, presidente da Câmara, transformou em Projeto de Lei, de 08 de fevereiro de 1962, a Escola Normal, que passou a denominar-se de Instituto de Educação Gastão Guimarães. Foi eleito prefeito de Feira de Santana por duas gestões: (1967-1971) e (1993 —1994), quando desincompatibilizou-se para se candidatar a governador da Bahia, porém não teve vitória no pleito. Deputado Federal por duas vezes. Exerceu o cargo de Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (1979-1982)., quando criou a estação da Pedra de Cavalo. Elegeu-se Governador da Bahia (1983-1987).
Dentre as obras realizadas em Feira de Santana, quando prefeito e governador, destacamos: Inauguração do “Estádio Jóia da Princesa”, criação da AFAS (Associação Feirense de Assistência Social) do CIS, instalação da água encanada da adutora da Pedra do Cavalo, energia elétrica de Paulo Afonso, inauguração da Escola do SENAI, criação da Faculdade de Educação e início da construção do Campus da UEFS, construção da passarela “Madalena Lobo”, na BR- l16, início da construção do Centro Odontológico Municipal.
Dentre as muitas homenagens que recebeu uma delas foi o Título de Cidadão da Cidade de Salvador, sob a Resolução de 503/82, da Câmara Municipal de Salvador, no dia 08 de maio de 2003, no dia de seu aniversário. Recebeu a Comenda de Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana de Grã-Cruz, no dia 18 de setembro de 2005, Dia da Cidade.
Tem escolas nos municípios de Feira de Santana, São Felipe e Ponto Novo que prestigiam o seu nome e uma avenida que leva o seu nome em Feira de Santana.
Em 2006, candidatou-se ao Senado, sendo eleito com uma votação expressiva de 151402 votos (há erro na quantidade de votos. Nota do Blog).

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Inquilinos da Casa da Cidadania”.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60