Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O BRASIL DE HOJE

Hugo Navarro da Silva


Desolador o panorama do Brasil de hoje, conduzido pela regra segundo a qual não há limites para governantes dispostos a manter o poder, tecendo rede de corrupção e ampliando descomedimentos sem precedentes no país. A situação, refletida em resultados de  alarmantes pesquisas amplamente divulgadas pela imprensa é, apenas, pálida mostra da realidade nacional, minada pelo que há de pior no comportamento da política. Estamos vivendo tempos que em muitos pontos se assemelham, na história do mundo, aos que  caracterizaram épocas que antecederam ditaduras. Algumas delas resultaram em hecatombes mundiais e desgraças para o povo.
O ataque inicial é contra a economia a as instituições democráticas seguido de muita conversa agitada, neurótica e  catadupas de afirmações mentirosas. Autoridades sérias, as poucas que restam, são implacavelmente atacadas. A inflação toma corpo e os princípios básicos da economia são subvertidos, propositadamente, a pretexto da defesa do bolso do povo. A moeda desaba, com o PIB, a multiplicação de órgãos públicos, entregues a apaniguados, facilita a corrupção. Os investimentos, necessários ao progresso, desaparecem e empresas havidas por sustentáculos da vida econômica ficam à beira de falência, como está acontecendo com a Petrobrás, provocando desconfianças, fuga de capitais e empobrecimento geral. A grande massa ignara é controlada pela distribuição de bolsas e auxílios que só aumentam a miséria, o desinteresse pelo estudo, pelo trabalho e a consequente falta de mão de obra. Há disseminação de programas de falsa proteção e igualdade social sempre bombásticas, mentirosas, inócuas ou desonestas, como a famígera, do desarmamento, retumbantes no início, mas que resultam em  mais crimes e escândalos sobre os quais  alguns querem  colocar panos quentes e atirar água de colônia.
Toda essa diabólica engrenagem tem a perversa finalidade de demonstrar que a democracia não funciona, não presta para nada, e que somente um messias de palavra fácil e vida nebulosa tem o condão de salvar os pobres. Essa figura messiânica costuma fazer escola e criar prosélitos, salvadores menores que se espalham por todo o país a roubar impunemente às vezes com a ajuda de crenças e crendices populares. O sistema, que também se esforça para eliminar a oposição, cooptando alguns, que não resistem às facilidades  do poder, e reduzindo outros à quase inanidade,  está  sendo aplicado na Venezuela, que anda às escuras, vitimada de apagão, fruto da incúria governamental, mas atribuída aos oposicionistas por um presidente delirante e malandro.
Avisos, alertas não têm faltado. São vozes esparsas, que estão a tentar advertir o país  dos perigos que estão preparando para o seu futuro e para o destino do povo, como a reportagem divulgada pelo “Globo News”, na terça-feira última, sobre o propalado emprego oferecido ao ex-ministro José Dirceu em hotel de Brasília. O apontado dono do hotel “Saint Peter” na verdade é homem modesto, José Eugênio da Silva Ritter, que mora em bairro pobre da cidade do Panamá. Encontrado a lavar carros, disse que o hotel pertence à firma “Truston International Inc.” da qual é presidente com a quota societária  de um Real. O Panamá é país conhecido como paraíso de lavagem de dinheiro. Disse, também, que ganha a vida como empregado de escritório de advocacia, o “Morgan y Morgan”, do Panamá, há mais de trinta anos, e figura como sócio de muitas empresas espalhadas pelo mundo.
O caso é pequena mostra do que se passa no Brasil de hoje.

Hugo Navarro da Silva - Santanopolitano, foi aluno e professor do Colégio Santanópolis. Advogado, jornalista escreve para o "Jornal Folha do Norte". Gentilmente, a nosso pedido, envia semanalmente a matéria produzida
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60