Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

VIDA ESCOLAR DE DRANCE MATTOS DE AMORIM

QUANDO: 1934 A 1938
Drance fez admissão, 1ª e 2ª séries no Santanópolis, transferido para o "Instituto Carneiro Leão” em Recife, cursou a 3ª série, retornou para o Santanópolis cursando a 4ª série.
Drance é um caso especial de ex-aluno. Relatos dos mais estranhos temos conhecimento, sempre foi ligado às ciências, inventor desde estudante:
1.      Quando era estudante do ginásio, criou um micro alto-falante que cabia no buraco (para colocar tinteiro) da carteira de estudante da época. Um fio que ia até embaixo do assoalho da sala de aula. A finalidade do invento era para pescar, um colega ficava no porão com um microfone ditando as resposta da prova, Não funcionou perfeitamente, zunindo chiados chamando a atenção do professor de ciências, Pedro Américo. O professor deu zero pela desonestidade e dez pela criatividade;
2.      De outra feita, era costume em Feira de Santana, ligar rádio para ouvir as transmissões de futebol do Rio de Janeiro, nos dias de domingo. Drance inventou um sistema que interferia na transmissão, em um raio de cerca de mil metros. O bar Suêto onde concentrava os mais aficionados ficava na Rua Direita, mais ou menos onde hoje é o Bradesco. Instalando o sistema na Rua de Aurora, ele conseguiu interromper a transmissão dos jogos, foi a maior confusão.
3.      Em Recife, pilotou um pequeno avião de treinamento de um aeroclube, fazendo piruetas e voos rasantes, sem brevê (habilitação para pilotar);
4.      Depois de formado em medicina, foi para os Estados Unidos, tornando pesquisador. Dizem que deixou muitas patentes de instrumentos de medicina. Na Feira quando retornou, criou no Observatório Antares, um relógio eletrônico de alta precisão. Também construiu os equipamentos da primeira Rádio FM de Feira de Santana, Rádio Antares.
Todos os casos relatados foram transmitidos ao blog oralmente, carecendo de documentos que comprovem a veracidade.


5 comentários:

  1. Procuro minha família a 20 anos sou neto de targino Amorim e sobrinho de drance Matos moro em recife

    ResponderExcluir
  2. Jr., temos contatos com seus parentes. Preciso q se identifique com nome, e-mail e tel. para passar para eles. Mande para meu e-mail: oevandro@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Homi, kd Drance??? Trabalhei com ele no CEPED nos anos 80. Gostaria de saber dele. Meu email é lemos.frederico@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quero aqui contribuir com um relato pessoal vivido do inicio da carreira de radialista por volta de 1977/78.
    Na verdade a primeira FM Stereo de Feira de Santana foi a Radio MF FM 96,9 fundada em agosto de 1978 e operava com transmissor ECNARD (Drance ao contrário) O nome da radio fazia um trocadilho com MF/FM. O MF era de Mascarenhas & Falcão nomes de duas famílias tradicionais de FEIRA.
    A Radio MF FM 96,9 foi idealizada pelo empresário Olímpio Mascarenhas em parceria com os Falcão, juntos colocaram no ar a primeira Radio FM do interior da Bahia e a segunda do interior do nordeste. A Parceria Mascarenhas & Falcão, bancou o ousado projeto do transmissor FM ECNARD - primeiro transmissor de Frequência Modulada fabricado por um brasileiro e com tecnologia totalmente nacional. A mesa de som da rádio também foi feita por Dr Drance Amorim.
    A Radio Funcionava no mesmo prédio do transmissor instalados no bairro Tomba, bem pertinho da caixa D'água. Momentos clássicos e históricos. Eu estava lá. Eu sou um fã da história do Dr Drance Amorim.

    Toni Xocolate - Radialista

    "ZYC 300 Radio MF FM 96,9 Mghtz - Operando com transmissores ECNARD montados no Distrito Industrial Subaé Feira de Santana Bahia Brasil"

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60