Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 18 de agosto de 2013

CONJUNTO MUSICAL "TRIVAL"




Sandra Nívea,  pesquisadora sobre o Santanópolis, mandou e-mail perguntando:

"Seu" Evandro,

Os primeiros grupos musicais do Santanópolis que o senhor tem conhecimento apareceram na década de 60?  Tenho notícia de um grupo dos anos 1940 o Conjunto "Trival" composto por Edvaldo Vieira, Dorival e Dorivaldo. Ouviu algo nesse sentido?"
 
O Santanópolis sempre teve as artes como instrumental importante para a educação, neste contexto a música tinha relevância.

A primeira Escola de Música de Feira de Santana, foi no Ginásio Santanópolis, criada pela maior compositora feirense Georgina Erisman.
Em relação ao “Conjunto Trival”, Marinita e Adroaldo (Irmão de Derivaldo Dórea – Zeca), ajudaram-me compor a história:
Não era um conjunto do Santanópolis, só Edvaldo Sanches Vieira (Diva) era Santanopolitano, fazia parte de uma família de musicista, provavelmente cabeça do trio, Marinita conta que ele era formidável baterista, irmão de Antônio Sanches Vieira que foi professor e aluno do Santanópolis. Dorival Oliveira (Dôca), segundo Val, do conjunto, estudou na Escola Normal, era muito ligado a todos nós, radialista, comentarista de futebol, bela voz. Foi um dos que convoquei para criar os “Jogos Abertos do Interior”, mas isso é outra história. Finalmente o terceiro Val, Derivaldo e não Dorivaldo, já citado acima.
O “Trival” no ápice, se apresentou na Rádio Sociedade, o que foi o máximo na época.

Quando conversamos sobre a década de 60 e 70, eu fazia parte da Administração do Colégio, por isto o foco no período. Tivemos Banda Marcial, Conjunto Musical, Coral etc.



7 comentários:

  1. E o Conjunto Santanópolis, também na década de 1940? Ouviram falar? Tocava em festas do Colégio
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Que interessante... passeando pela internet eis que descubro o nome do meu saudoso avô (Diva - Edvaldo Sanches Vieira). Ouvi muitas histórias sobre o Trival. Se não me engano, os outros dois integrantes eram primos da minha avó (Maria Dagmar Azevêdo Oliveira - sendo este seu nome quando solteira), preciso confirmar com ela, hoje já com 87 anos!

    Também há registros fotográficos do Trival, eu mesma já os vi!

    Muito emocionante reler essa história e encontrá-la registrada assim, por acaso.

    Um abraço,

    Luanda Azevêdo Vieira Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luanda, envie fotos de seu avô, principalmente no colégio, para publicarmos aqui no blog e no facebook, no grupo "Sou Santanopolitano" (https://www.facebook.com/groups/colegio.santanopolis/.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Posso enviar, sim, Laura. Não sei precisar se há fotos dele no colégio, visto que estamos nos referindo a década de 40! Porém, sei que tem uma foto do conjunto Trival.

      Só retificando uma informação que foi publicada no post acima, confirmei hoje com minha avó e, na verdade, meu avô tocava piston (um instrumento de sopro) e, possivelmente, violão também. Segundo minha avó, ele nunca foi o baterista do grupo...rsrs. Acho importante esclarecer para ajudar na pesquisa de Sandra Nívea. Ah, outra informação que não deixei esclarecida: apenas Zêca era primo da minha avó, já Dôca estudou com ela na Escola Normal em Feira de Santana.

      Abraço, Luanda

      Excluir
    4. Luanda, enviei suas observações para o e-mil de Sandra sandranivias@yahoo.com.br). As fotos pode enviar para mim (labnunes@hotmail.com) ou para Prof. Evandro oevandro@uol.com.br). Laura

      Excluir
    5. Enviei a foto para o seu e-mail, Laura.

      Abraço

      Excluir

Filme do Santanopolis dos anos 60