Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

MITO E REALIDADE

Hugo Navarro Silva


Mais um fato escabroso envolvendo menor de idade está a abalar a sociedade brasileira. Garoto de treze anos matou várias pessoas da família, inclusive pai e mãe, foi à escola e depois  suicidou-se segundo a polícia paulista. Há quem duvide e não falta quem enalteça as qualidades do apontado autor dos tétricos crimes executados com frieza e precisão.
Alega-se que dificilmente criança usaria arma de fogo com tamanha segurança, pistola de uso da polícia e forças armada, porque tiros foram dados, certeiramente, na cabeça de vítimas, método usado por criminosos treinados e assassinos de aluguel.
Houve época em que a figura da criança e do adolescente andava envolvida em aura de inocência e candura. Menor era sempre inocente e falava a verdade. Nunca tapeava, tergiversava ou mentia. A crença resultava de ambiente cultural, que a religião ajudou a criar quando desenvolveu o culto ao Deus Menino, tão difundo entre os brasileiros, com destaque para os nossos sertanejos, que buscam superar dificuldades alimentando crenças e exaltações da fé, e de certa forma sobrevive, ainda hoje, transformando-se em terror de professores e dirigentes de escolas diante de pais que não admitem burlas, embustes e mentiras dos filhos para encobrir malfeitos, o que normalmente fazem com lágrimas comoventes, juras e atitudes humildes.
Infeliz do sujeito que em juízo tem que enfrentar testemunhos de menores. Está fadado à condenação, porque criança não mente.
Aos poucos, entretanto, a crença foi mudando entre os estudiosos do assunto. Pelo contrário, trabalhos de psicólogos que examinaram vastamente o assunto deixaram demonstrado que a mente infantil é normalmente  frívola, irresponsável e inconsequente, mas, sobretudo, influenciável a  depender dos interesses que tenha a resguardar e proteger.
Todos passamos, no mínimo, por fase defabulação, em que a realidade se confunde com o sonho e o imaginário da criança se desenvolve. Concorriam, para isso, histórias tradicionalmente de fadas, bichos falantes, bruxas, gigantes malvados, princesas, príncipes, bandidos, milagres, heróis e valentões de mistura com os antigos mitos gregos e romanos, figuras  de guerreiros e de bandoleiros do tipo que pervagavam os sertões nordestinos criando histórias e lendas.
O mundo da criança é fantástico e se transforma em suporte necessário, essencial ao desenvolvimento das faculdades da mente, inclusive as da inteligência e da capacidade de criação.
Com a idade, é claro que o chamado mundo encantado da criança, em que todo malfeito era punido,normalmente desaparece. Dá lugar à dura realidade da vida e das responsabilidades o que não impede, entretanto, que algumas envelheçam mentindo, inventando. São os chamados mitômanos. Alguns, naturalmente. Outros, como certos políticos, por vocação, necessidade de enganar ou levados pelas circunstâncias. Que são, no final das contas, o romancista, o poeta e o autor de novelas, dessas que atualmente andam a envenenar os sonhos e os anseios da juventude senão grandes e aplaudidos mentirosos?
A criança e o adolescente de hoje têm diminuída sua capacidade de imaginação. A própria sociedade encarrega-se de lhe dar heróis, bandidos e violência como produtos industriais prontos e acabados para lhe povoar a mente em formação com os jogos eletrônicos a que se somam os exemplos da realidade vivida.  Há uma escola do crime sem punição facilmente accessível. A exaltação do que é proibido. Todo o sistema educacional está a clamar por adequação necessária aos novos tempos.

Hugo Navarro da Silva - Santanopolitano, foi aluno e professor do Colégio Santanópolis. Advogado, jornalista escreve para o "Jornal Folha do Norte". Gentilmente, a nosso pedido, envia semanalmente a matéria produzida

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60