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FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

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quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS GRANDES CIDADES (I)

Carlos Pereira de Novaes

È interessante, mas tem certas coisas no Brasil e mesmo no mundo que não dá para entender: a concentração de certas atividades no mesmo horário.

            Por exemplo, a cidade de São Paulo. Por que será que todo mundo tem que entrar no trabalho às oito horas, trabalhar até ao meio dia, descansar até as duas e, depois, trabalhar até as seis? Bem, a grande maioria faz isto.

Resultado, nestes horários, de manha e de tarde, a cidade sofre com um tremendo congestionamento no metrô, nos ônibus e no tráfego e por causa deste mesmo problema, ao meio dia é quase impossível se comer tranqüilo na cidade, devido ao congestionamento das lanchonetes e dos restaurantes. 

Será que nossos horários não poderiam ser mais elásticos, com certos setores começando a trabalhar às seis horas, outros as sete e outros as oito?

Por que numa loja comercial, onde trabalham trinta pessoas, todos têm que entrar as oito? Não poderia ser mais flexíveis? Seria até bom para a loja.  

Bem, alguns poderiam argumentar: mas assim nós teríamos que acordar as quatro. Sim, é verdade, mas em compensação, nós teríamos um metrô mais tranqüilo, um tráfego menos concorrido, um ônibus mais vazio e lanchonetes mais vazias também. Ou seja, uma cidade mais tranqüila, descongestionada.

Agora, como está, daqui a pouco vai ter gente é indo de patins mesmo para o trabalho com algumas pessoas reclamando que seu número dos patins já é muito grande, atrapalha o tráfego. 

Está certo que estes horários, de entrada e saída, não podem ser assim tão flexíveis, por que a cidade tem que ser limpa, tem que ser consertada, tem os serviços de entrega e estas atividades devem ser no período noturno, mas eles podem ser por exemplo entre as seis as nove da manha. Assim, toda esta movimentação, que é praticamente no mesmo horário, hoje, seria atenuada por um espaçamento de três horas com uma intensidade menor de movimentação.

Por que os nossos congressistas, os nossos legisladores, sindicalistas , os nossos dirigentes e outros setores sociais não pensam nisto?

Vejam, vamos supor, isto é um chute, que no período da manhã, cinco milhões de pessoas se movimentem nesta cidade para entrarem oito horas. Se o horário fosse flexibilizado, por exemplo, em quatro horas, este número cairia de forma brutal, as lojas poderiam funcionar mais, ganhar mais dinheiro, já que nem todos os horários, a loja precisa do contingente máximo de funcionários, os funcionário poderiam negociar seus horários e um série de vantagens que hoje não existe, pois todo mundo tem é que viajar durante o mesmo horário.      

Bem, aqui tem desvantagens? Deve ter, mas, a grosso modo, não é uma má idéia de funcionamento para as nossas grandes cidades.

Com esta flexibilização, não se precisaria nem de horário de verão, pois os picos de consumo de energia seriam talvez mais atenuados.
Mas por que isto? È por que do jeito que está, a coisa vai ficar preta até em cidades menores, de tanto carro em tão poucas ruas. Ou não é? Obrigado

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