Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Hugo Navarro da Silva

Ambrose Bierce, jornalista e aventureiro, que esteve no Rio Grande do Sul em época conturbada e  retratou, para jornal norte-americano, o presidente daquele Estado, Júlio de Castilhos, como  inventor de ditadura seletiva, baseada na fraude e na violência, escreveu que morte era palavra pouco usada na língua inglesa, porque havia provérbio proibitivo.
Na morte, dizia velho adágio português, “ninguém finge, nem é pobre”. Filha da noite e irmã do sono, na Europa, em tempos idos, era representada por mulher de vestimenta semeada de estrelas negras, além de exibir asas igualmente negras.
Provavelmente mais realista, a arte do antigo Egito mostrava a morte na forma de moça de venda nos olhos e sem orelhas, para indicar  que na sua ação predatória não distinguia pessoas e não ouvia razões e apelos. Salvo pela ausência de orelhas, a representação artística da morte, no Egito, mostra semelhanças com a da moderna, da Justiça, que também   exibe os olhos vendados, mas tem condições de ouvir. E, ouvindo, não mata, geralmente, mas atravanca, o que é uma forma nem sempre suave de matar.
Por força da religião, durante muito tempo incutiu-se, no povo, a certeza de que a morte existia para castigo dos pecados. Essa crença não prosperou e foi abandonada diante de fatos incontestáveis como o da morte de Abel, o filho de Adão, segundo a Bíblia o primeiro homem a morrer sobre a Terra, ao qual nenhum pecado é atribuído, assim como o do perecimento de criancinhas, todas longe das torpezas da vida.
O nosso povo, sempre extraordinariamente criativo, diante do fato inelutável da morte, principalmente no nordeste, inventou a morte bonita, tranquila (morrer como passarinho), a morte feia, a morrida e a matada, entre outras. Médico célebre, figura da História desta cidade, Fernando São Paulo falou de “defunto cadáver” em “Linguagem Médica Popular do Brasil”.
Sempre objeto de belas frases de poetas e pensadores em todos os tempos, a morte, entretanto, nunca deixou de ser grave preocupação, latente ou manifesta, de todo vivente, natural atitude de quem se preocupa com o futuro, seja a vida vista como prisão capaz de deformar o ser humano e leva-lo à perdição de que somente se salva por sua união com Deus, ou, simplesmente, como um despenhar-se no esquecimento do nada. A esperança de boa vida após a morte, entretanto, fortalecida por crenças diversas, permanece forte, porque o homem sempre procura vantagem.  Essa esperança recebeu reforço, recentemente, quando foi dito, no rádio em entrevista, que o sujeito morre mas continua a fazer, no além, tudo o que fazia em vida. A crença é velha e, o reforço, alentador. O assunto, abordado no programa de Tanúrio Brito, surgiu a respeito de obras pictóricas, mediúnicas, que seriam exibidas, nesta cidade, todas com assinatura de mestres de escolas famosas. No princípio os livros psicografados despertaram a atenção e provocaram disputas sobre direitos autorais. O assunto, entretanto, morreu. As pinturas, tarefa, ao que parece, mais fácil,   além  da concorrência com os vivos, sempre à procura de fugidios compradores de arte, leva ao perigo da repetição do que aconteceu no conto de Edgard Alan Poe,   “O Estranho Caso do Sr. Valdemar”,  sujeito que depois de morto continuou, por vários dias, a dar palpites, movido, entretanto, pela hipnose,  na época novidade que fez furor até entre médicos, mas que também desapareceu, não sem passar, antes, por mambembes palcos e picadeiros de circo de terceira classe e levar pessoas a vidas passadas, em que todo mundo foi nobre e honesto. Ninguém fez parte de mensalões e de outras roubalheiras antigas.
A política, ao que tudo indica, sobre certas pessoas age como a hipnose do Sr. Valdemar.
 Hugo Navarro da Silva - Santanopolitano, foi aluno e professor do Colégio Santanópolis. Advogado, jornalista escreve para o "Jornal Folha do Norte". Gentilmente, a nosso pedido, envia semanalmente a matéria produzida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60