Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A LEI ACIMA DE TUDO

Ilustre deputada à Assembleia Legislativa da Bahia apresentou, recentemente, projeto de lei que proíbe, aos prefeitos, a contratação de bandas de cujo repertório constem músicas que de alguma forma ofendam as mulheres. O projeto, cópia de muitos outros que andam por aí, inclusive no respeitável Congresso Nacional, deve ter sido aprovado por unanimidade e transformado em lei, com o que teria alcançado seus objetivos porque matéria de programa de televisão, em rede nacional, sob os aplausos gerais da patuleia ignara.
Vereador com assento à Câmara local, inteligente e astuto, percebendo o alcance eleitoral de tal bobagem, não perdeu tempo.  Clonou o projeto e o ofereceu à consideração de seus pares, com entusiástica aprovação de público e crítica.
No projeto da deputada, entretanto, faltou a sanção. Dele poderia constar, por exemplo, que o prefeito infrator seria enforcado em praça pública ao som de bandas de pagode, porque tudo mundo sabe: lei que proíbe qualquer ação ou omissão, destituída de pena, é tão inócua quanto passeio à beira mar no Tomba ou no Alto do Papagaio.
No caso local a afamada lei seria mais do que desnecessária, apenas simples florão eleitoreiro, porque há lei estadual no mesmo sentido, salvo se a  pretendida  e tantas vezes ensaiada proclamação da independência de Feira de Santana  será coisa dos próximos dias, quando, à beira do Rio do Jacuipe, alguém poderá aparecer, montado em jegue, pistola ponto quarenta em punho, para proclamar a nossa independência ou morte. Sentimos não existam mais pintores como Pedro Américo para eternizar, em quadro, o belo momento histórico. Os existentes poderão pintar tamanha confusão moderna, que ninguém  jamais saberá que diabos, no final das contas,  seria aquilo.  Não faltariam aplausos, entretanto, como de praxe.
Há outro entrave.  O prefeito disposto a obedecer, cegamente, os ditames da “novidade” legislativa, baseado em Ruy Barbosa, que proclamou que fora da lei não há salvação, vai ser obrigado a criar órgão de censura, composto de chefe ou secretário censor-mor e de variados auxiliares, entendidos em ofensas morais contra a mulher, no sentido de gênero ou sexo, já que individualmente trata do assunto o Código Penal, que poderão ser recrutados entre os indiciados pelas delegacias da mulher.
A Bahia está cheia de prefeitos com tremendos problemas a resolver. O dinheiro é pouco, a seca, avassaladora; os negócios minguam, os prejuízos crescem e o erário emagrece. Como pagar aos censores e às bandas de cantoras que têm mais pernas do que voz, mas cuja presença o povo exige nas chamadas festa populares, se a época, apesar da prosperidade falsamente apregoada pelo governo federal, é  de restrição de gastos?
O povo está a adorar bezerros de barro, como nas passeatas pela descriminalização da maconha. Até parece que o anuncio do fim do mundo é verdadeiro e todos querem aproveitar os últimos dias.
A seca há alguns meses se instalou, mas as providências de socorro às vítimas ainda estão em importantes reuniões de pessoas importantes, que dão importantes entrevistas à imprensa e nas notícias de verbas e mais verbas que ainda estão a caminho.
É como se vivêssemos em país da mentira, periclitante, cuja salvação estivesse, apenas, em sujeitos como o Carlinhos Cachoeira, que em breve deixará a cadeia para cuidar, pessoalmente, de seus amplos, patrióticos e envolventes negócios.
Queira Deus não saia da prisão, triunfalmente, nos braços do povo, para ser conduzido aos mais altos cargos da República.
 Hugo Navarro da Silva - Santanopolitano, foi aluno e professor do Colégio Santanópolis. Advogado, jornalista escreve para o "Jornal Folha do Norte". Gentilmente, a nosso pedido, envia semanalmente a matéria produzida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60