Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 7 de maio de 2012

COMENDA AUREO FILHO PARA REGINALDO DA SILVA SANTOS


Professor será homenageado com a Comenda Áureo Filho


Reginaldo: “contribuir na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e feliz”



A Câmara Municipal de Feira de Santana realiza, na próxima quarta-feira (16), sessão solene para a entrega da Comenda Áureo Filho ao professor Reginaldo da Silva Santos. O evento acontece às 19h30, no plenário da Casa da Cidadania. A honraria tem o objetivo de destacar personalidades que atuam no fortalecimento da educação no município.

A condecoração foi uma iniciativa de moradores do distrito de Humildes, onde Reginaldo da Silva Santos atua como professor e coordenador pedagógico na Escola Municipal Mãe dos Humildes. O autor da indicação do projeto na Câmara foi do vereador José Marques de Messias, mais conhecido como Zé Curuca, que também mora naquela comunidade.

Formado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o feirense Reginaldo, nascido no bairro DNER, é muito mais que um simples professor, ou seja, um educador nato que ao longo da sua vida profissional contribui para a melhoria na qualidade da educação no município.

Casado com a também professora Sarah Ribeiro de Santana Santos, com quem teve dois filhos, Vinícius (oito anos) e Melissa (quatro), o professor Reginaldo, como é muito conhecido, em sua trajetória na área educacional, fundou a Escola Municipal da Amizade, próximo ao Parque de Exposição João Martins da Silva, em 1991. Na unidade de ensino, ele foi professor, coordenador e até diretor.

Como dirigente escolar, o professor construiu hortas comunitárias em várias unidades de ensino por onde passou nestes 21 anos como educador. Antes disso, já ensinava voluntariamente a crianças, jovens e adultos a ler e escrever – a maioria na zona rural. Ele desenvolveu estratégias de combate à repetência e à evasão.

Tem mais: conseguiu aproximar a família da escola, elevando, assim, o índice de aprovação dos estudantes. Também mobilizou diversas comunidades no sentido de proporcionar melhoria na qualidade de vida e bem-estar. Por conta da sua luta e empreendedorismo, vários benefícios foram adquiridos, a exemplo de água encanada, policiamento, muro de vedação e reforma da Escola Municipal Dr. João Duarte, ampliação do cemitério do Limoeiro. “Tudo isso com o apoio da comunidade”, reconhece o professor.

Atualmente, Reginaldo é coordenador da Escola Mãe dos Humildes e professor do Colégio Estadual Paulo VI. Quanto à indicação do nome para receber a homenagem, ele não esconde “a grande satisfação”, como faz questão de frisar sempre. “Sinto-me muitíssimo honrado, mas o importante mesmo é ser educador comprometido com a formação do cidadão crítico e reflexivo. Agradeço aos moradores de Humildes pela iniciativa e aos vereadores pela aprovação da comenda, assegurando que, enquanto neste mundo estiver, continuarei contribuindo na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e feliz”, completou Reginaldo. A Câmara de Vereadores a aprovou a indicação do projeto por unanimidade.


A Comenda Áureo de Oliveira Filho foi instituída no sentido de homenagear personalidades que prestam relevantes serviços à educação em Feira de Santana. Áureo Filho tornou-se destaque pela brilhante atuação na área educacional na Bahia, especialmente na região de Feira. Fundou o Ginásio Santanópolis, um marco na educação do Estado, que se tornou, na época, em um centro irradiador de cultura e socialização de toda a região do sertão baiano. Foi um dos pioneiros na consolidação do sonho de implantar a Universidade Estadual de Feira de Santana.

Na área política, foi vereador em Feira de Santana por duas legislaturas e também deputado estadual por quatro mandatos, sempre fazendo da educação a sua maior bandeira. Áureo Filho também atuou na área de odontologia, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1932.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60